one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo vai beneficiar consumidores que fornecerem excedente de energia

Criado em 04/03/15 13h06 e atualizado em 04/03/15 13h05
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse hoje (4) que o governo vai desonerar a geração distribuída de energia. A medida tem por objetivo dar mais competitividade as fontes renováveis de energia, em especial a solar.

“Nos leilões de reserva feitos em 2014 foram contemplados 31 projetos geradores de energia fotovoltaica, e em 2015, o governo fará desonerações do PIS e Cofins [incidentes sobre equipamentos de micro-geração distribuída], para que esta fonte se torne bastante competitiva”, disse o ministro durante sessão no plenário da Câmara dos Deputados que, neste momento, discute a crise hídrica e energética no país.

Segundo Braga, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) tem feito reuniões com autoridades estaduais, com o objetivo de discutir formas de redução, também, do ICMS que incide sobre a geração distribuída – situação na qual o consumidor além de gerar sua própria energia elétrica (a partir de fontes renováveis) fornece excedentes gerados à rede de distribuição.

Em geral, a geração distribuída é feita por empresas interessadas em amenizar custos decorrentes do alto consumo de energia. Esse tipo de benefício pode também favorecer consumidores residenciais que, por exemplo, abasteçam a rede de distribuição com o excedente gerado por placas solares.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário