one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Camex desonera importações para incentivar setor produtivo

Criado em 30/04/15 16h12
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior concedeu hoje (30) desoneração temporária do Imposto de Importação para bens de capital, informática e telecomunicações. Foram contemplados 177 bens de capital (máquinas e equipamentos), dos quais 19 tiveram a redução da alíquota renovada.

No caso dos bens de informática e telecomunicações, foram dez concessões. No total, portanto, foram 187 itens desonerados, de acordo com resoluções da Camex publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30).

Segundo o ministério, no caso dos bens de capital, a maioria tem alíquota do Imposto de Importação de 14%. Com a desoneração, o patamar cairá para 2%, valendo até 31 de dezembro de 2016. Em se tratando dos bens de informática e telecomunicações, o imposto, nas faixas de 10% e 16%, também será reduzido para 2%, valendo até 31 de dezembro deste ano.

Esse tipo de desoneração acontece frequentemente, no âmbito do regime especial chamado ex-tarifário. O regime consiste na redução temporária do imposto de importação, visando a estimular os investimentos da indústria nacional. São desonerados somente os bens de capital e produtos de informática e telecomunicações que não tenham fabricação em território nacional. De acordo com o ministério, as desonerações de hoje incentivam investimentos de US$ 2,089 bilhões.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário