one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Taxa de emprego na construção civil cai 0,68% em março, informa SindusCon-SP

Criado em 28/04/15 14h21
Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo de Oliveira Lima Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes visita o canteiro de obras do Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária do Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Cai o nível de emprego na construção civilImagem de arquivo: Agência Brasil

O nível de emprego na construção civil brasileira registrou queda de 0,68% em março, na comparação com o mês anterior, informa pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). No final de março, o número de trabalhadores do setor superava 3,2 milhões.

O saldo entre demissões e contratações representou déficit de 22,3 mil postos de trabalho com carteira assinada. Em relação a março de 2014, foram fechadas 296,9 mil vagas, o que representa redução de 8,36%. No primeiro trimestre do ano, o indicador acumula 64,2 mil vagas a menos no setor. Na comparação com o acumulado nos três primeiros meses do ano anterior, a queda foi  7,45%.

Na análise por região, o indicador revela que o Nordeste teve a maior redução dos postos de trabalho, com queda de 1,19%, que corresponde ao fechamento de 8.359 vagas. Em seguida, está o Centro-Oeste, com recuo de 1,08%, um saldo negativo de 2.664 postos. E a região Norte, com queda de 1,04%, menos 2.105 vagas.

Em números absolutos, o Sudeste (-0,52%) foi o que teve mais postos de trabalho fechados: redução de 8.603 vagas. A Região Sul registrou a menor retração, tanto em termos percentuais (-0,14%), quanto em números absolutos, com 661 vagas a menos.

Na avaliação do presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, a rápida deterioração do nível de emprego sugere que chegou o momento de o governo federal tomar medidas visando a abertura de novas concessões na área de infraestrutura. Citou, como exemplo, a necessidade de o governo lançar  a terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Ele disse, por meio de nota, que, diante do esgotamento dos financiamentos do setor imobiliário com recursos da poupança, será preciso reforçar a concessão de crédito por meio de novos instrumentos financeiros.


 

Editor José Romildo de Oliveira Lima
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário