one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini participa de audiência pública na Câmara

Imagem:

Compartilhar:

Banco Central fará o possível para que inflação volte aos 4,5%, diz Tombini

Criado em 22/05/15 16h22 e atualizado em 22/05/15 16h25
Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

 O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de audiência pública para discutir as diretrizes e perspectivas da política monetária nacional (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Tombini ressaltou que o BC está totalmente comprometido em retornar a inflação para o centro da metaMarcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira (22) que a instituição está totalmente comprometida em retornar a inflação para o centro da meta – de 4,5% – , em dezembro de 2016. “Temos uma pressão de inflação no curto prazo e o trabalho do Banco Central é justamente evitar que essa inflação se propague para os horizontes mais longos, ou seja, para 2016, 2017 e 2018”. Ele participou do 17º Seminário Anual de Metas de Inflação, organizado pelo órgão, no Rio de Janeiro.

Segundo Tombini já é possível notar algum progresso em relação às expectativas de inflação. “O Banco Central tem dito que este progresso é bem-vindo, mas ainda não o suficiente para atingir a meta de 4,5%, em 2016”.

Ele acrescentou que o BC está focado neste objetivo e fará o que for preciso. “O objetivo explicitado é atingir a meta de 4,5% de inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), ou seja, preço ao consumidor, no final de 2016. Esse é o compromisso do Banco Central e diante deste compromisso nós faremos o que for necessário para atingir essa meta”, assegurou.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, dão entrevista coletiva no ministério

Lagarde mostrou, em seu discurso, apoio às medidas adotas pelo governo brasileiro diretora gerente do FMIMARCELLO CASAL JR

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, considerou positiva a avaliação da economia brasileira feita nesta sexta-feira pela diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Ele destacou que a análise mostra um entendimento e apoio às medidas que estão sendo adotadas pelo governo federal. Tombini acrescentou que a diretora reconheceu que 2015 é um ano de transição para preparar uma perspectiva de crescimento mais sólido a frente, com a redução de alguns desequilíbrios na economia.

“Certamente foi um discurso com a visão positiva com relação as perspectivas para o Brasil tanto na questão da inflação ao longo do tempo quanto a recuperação do crescimento mais à frente”, disse o presidente do BC .

Alexandre Tombini destacou a importância para o país ter uma política fiscal consistente, implementada com rigor ao longo do tempo. Acrescentou que isso favorece o trabalho do BC de atingir a meta de inflação. “Uma política fiscal criteriosa, consistente e ajustada certamente vai ajudar o país a recuperar o crescimento sustentável”.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário