one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nelson Barbosa divulga contingenciamento no Orçamento 2015

Imagem: José Cruz/ Agência Brasil

Compartilhar:

Brasil não perde investimentos com rebaixamento da nota, diz Nelson Barbosa

Criado em 11/08/15 21h38 e atualizado em 11/08/15 21h50
Por Mariana Branco Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, disse que o Brasil “não perde investimentos” com o rebaixamento da nota de crédito do país anunciado hoje (11) pela agência de classificação de risco Moody's. Ela mudou a nota brasileira de Baa2 para Baa3.

Com a alteração, o país mantém grau de investimento, conferido a países seguros para investir, mas fica a um degrau de ser rebaixado para grau especulativo, referente a países com crédito de qualidade duvidosa. A Moody's também alterou a perspectiva da nota de negativa para estável.

“Trabalhamos para recuperar a capacidade de produzir resultados primários mais elevados de forma sustentável. A expectativa de inflação para o próximo ano já é bem melhor do que a deste ano. À medida que os resultados aparecerem, vão garantir uma avaliação favorável ao Brasil por parte de investidores”, afirmou Nelson Barbosa no Twitter. O ministro, que não tem conta na rede social, usou o perfil oficial do Ministério do Planejamento.

Segundo Barbosa, alguns resultados das iniciativas do governo para recuperar o crescimento já apareceram. Ele citou como exemplo, além da redução das expectativas de inflação para o próximo ano, a elevação do saldo da balança comercial, que deve fechar 2015 superavitária. O ministro disse também que melhorar a qualidade de vida da população brasileira é o principal objetivo do governo. 

De acordo com a Moody's, os motivos para o rebaixamento da nota de crédito do Brasil foram a performance econômica abaixo do esperado, a tendência de crescimento dos gastos governamentais e a falta de consenso sobre as reformas fiscais. Para a agência, esses fatores impedirão superávits primários (economia para pagar os juros da dívida) altos o suficiente neste ano e em 2016. No final de julho, a agência de classificação de risco Standard & Poor's já havia anunciado mudança da perspectiva da nota de crédito brasileira de estável para negativa.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário