one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O ministro da Economia, Joaquim Levy, anunciou nesta segunda-feira (19) medidas de aumento de tributos para reforçar a arrecadação do governo

Imagem:

Compartilhar:

Levy diz que governo vai trabalhar para cumprir orçamento do Proex

Criado em 04/08/15 20h09 e atualizado em 04/08/15 20h28
Por Mariana Branco Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse hoje (4) que o governo trabalhará “para cumprir ao máximo” o orçamento da linha de equalização do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). Nessa linha, cujo orçamento para este ano é de R$ 1,5 bilhão, os exportadores são financiados por instituições no Brasil ou no exterior e o Proex arca com parte dos encargos, de forma a tornar as taxas de juros equivalentes às praticadas internacionalmente.

 

Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, falam sobre a redução da meta de superávit primário deste ano, durante coletiva no ministério da fazenda (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para Joaquim Levy, a evolução do câmbio ajuda na competitividade dos produtos brasileirosArquivo/Agência Brasil

Levy falou sobre o Proex ao ser questionado se haveria dificuldade para o programa em função dos novos cortes no Orçamento. O Proex é um dos instrumentos do Plano Nacional das Exportações, lançado em junho. Este ano, com a retração da atividade econômica interna, a estratégia do governo tem sido focar nas exportações, favorecidas pela valorização do dólar.

“Temos conseguido garantir recursos para o Proex. A previsibilidade é importante. Ela implica disciplina, que permite essa fluidez e a possibilidade de proporcionar esse instrumento, que é importante para muitas operações”, afirmou Joaquim Levy, após reunião da Câmara de Comércio Exterior, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Para o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, a posição da Fazenda tem sido “cooperativa e solidária”, de modo que haja avanço nos financiamentos do Proex.

Segundo Levy, a evolução do câmbio tem ajudado na competitividade maior dos produtos brasileiros, “principalmente na parte da indústria manufatureira”. Ele citou o cenário econômico mundial como influenciador da atual situação do dólar. Nesta terça-feira, a moeda norte-americana fechou em R$ 3,46.

“As notícias de países como a China sugerem que a economia mundial está mantendo estabilidade, mas está em uma trajetória de ajuste. Alguns dos nossos principais parceiros estão em processo de ajuste. Muito breve teremos o ajuste da taxa de juros nos Estados Unidos.”

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário