one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


São Luís, Ilha do Amor, do mar
Terra querida que aprendi a amar
Tua beleza antiga, revigora-se com o novo
Impressiona quem chega, faz feliz o seu povo
400, 500, 1.000 anos, sejas feliz
Minha linda e amada São Luís.

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quem são os seis candidatos que disputam o governo do Maranhão

Criado em 22/08/14 12h08 e atualizado em 11/09/14 10h51
Por Portal EBC*

Moradora declara sua paixão por São Luís, a Ilha do Amor
Centro histórico de São Luís, capital do Maranhão (Regina Lúcia Cardoso de Souza Araújo)

Seis candidatos disputarão nas eleições de outubro o comando do segundo maior estado do Nordeste e o oitavo maior do país. O resultado da eleição para o governo do estado está nas mãos de quase 4,5 milhões de eleitores, mais de 66% da população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014

Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

Os candidatos:

Flávio Dino (PCdoB): O advogado e professor de direito, Flávio Dino é um dos candidatos ao cargo. Aos 46 anos, Dino presidiu o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) até março desse ano, e havia sido eleito deputado federal pelo estado em 2006. Nas eleições de 2008, o candidato disputou a Prefeitura de São Luís, sua cidade natal, e em 2010, o governo estadual, mas não saiu vitorioso em nenhuma das tentativas. Flávio Dino e seu vice na chapa, Carlos Brandão (PSDB), tiveram seus nomes aprovados pela coligação "Todos pelo Maranhão", que tem apoio do PP, SD, PROS, PSDB, PC do B, PSB, PDT, PTC e PPS.

Lobão Filho (PMDB): O senador está na disputa ao governo pela coligação "Pra Frente Maranhão",  que tem apoio do PT, DEM, PTdoB, PSL, PSC, PHS e PR. Engenheiro, nascido em Brasília em 1964, Lobão Filho se tornou senador quando seu pai, Edison Lobão, assumiu o Ministério de Minas e Energia, em 2008, e, novamente, em 2011. O candidato a vice-governador na chapa de Lobão Filho é o deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB).

Pedrosa (PSOL): Luís Antonio Câmara Pedrosa e o vice Odivio da Silva  Rezende Neto (Professor Odivio), ambos do Psol,  disputarão o governo do Maranhão sem coligação. Nascido na capital, São Luís, Pedrosa tem 44 anos é advogado. Não há registros de outras candidaturas recentes de Pedrosa no Divulgacand, site da Justiça Eleitoral que reúne informações do pleito deste ano.

Professor Josivaldo (PCB): Maranhense de São José do Ribamar, tem 47 anos. Em 2008, disputou uma vaga como vereador de sua cidade natal e, em 2010, tentou se tornar senador pelo estado, sem sucesso. Na mesma chapa, o estudante Francinaldo, 32 anos, também do PCB, é o candidato a vice-governador.

Saulo Arcangeli (PSTU): Outro professor na disputa,  também é servidor do Ministério Público da União. Nascido em São Luís, em 1971, Arcangeli já havia concorrido ao governo estadual em 2010, pelo PSOL. Dois anos depois, já filiado ao PSTU, tentou uma vaga na Câmara Municipal de São Luís. Nas duas disputas não foi eleito. Para o pleito deste ano, Saulo Arcangeli terá como vice na chapa a também funcionária pública Ana Paula Martins, da mesma sigla.

Zeluis Lago (PPL): Aos 56 anos, o médico disputará o cargo máximo do Maranhão pelo PPL, com a advogada Cristiana Jansen, 37 anos, como vice na chapa. Natural de São Luís, Lago foi candidato a deputado estadual em 2006 e, em 2010, tentou uma vaga como deputado federal.

Conheça os candidatos ao governo do Maranhão, Pará e Tocantins

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Todas as candidaturas foram deferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário