one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Da Base Aérea, o caixão com o corpo do ex-governador seguirá, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado

Imagem:

Compartilhar:

Seis candidatos disputam governo de Pernambuco

Criado em 26/08/14 09h09 e atualizado em 26/08/14 09h39
Por Portal EBC*

Fachada do Palácio do Campo das Princesas
Palácio do Campo das Princesas (sede do governo local) (Governo do Estado de Pernambuco)

O Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que Pernambuco é o segundo estado mais populoso do Nordeste – atrás apenas da Bahia – e o sétimo do país, com 8.796.032 habitantes. Desse total, 6.356.307 pessoas estão aptas a votar, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que corresponde a 4,45% do eleitorado nacional. Comandar essa população é o desafio e o desejo de seis candidatos que disputarão a corrida rumo ao Palácio do Campo das Princesas (sede do governo local) nas eleições gerais de outubro.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014
Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

Todas as candidaturas foram deferidas pelo TSE, sendo que uma foi deferida com recurso (a de José Carlos Pantaleão, do PCO). Entre os concorrentes, quatro possuem ensino superior completo. Zé Gomes (PSOL) iniciou, mas não concluiu a faculdade, enquanto Pantaleão tem o ensino médio completo. A média de idade dos candidatos é de 49 anos. O mais novo é Zé Gomes, que tem 35 anos. O mais velho é Armando Monteiro (PTB), com 62 anos. Todos são naturais de Recife.

Pernambuco é a décima maior economia do país, com um Produto Interno Bruto (PIB) de, aproximadamente, R$ 125 bilhões. Apesar disso, 1,7 milhão de famílias pernambucanas têm renda per capita de até meio salário mínimo por mês e estão inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal. Dessas, 1,1 milhão recebem o Bolsa Família para complementar a renda.

Outro desafio para o vencedor do pleito de outubro será melhorar a educação no estado. Hoje, 20% das pessoas com 25 anos ou mais não têm instrução ou estudaram menos de um ano. Apenas 22,4% das pessoas a partir dessa idade estudaram 11 anos, tempo suficiente para concluir o ensino médio e 8,1% estudaram 15 anos, o suficiente para concluir o ensino superior.

Os candidatos:

Armando Monteiro (PTB): Empresário e senador, Armando Monteiro concorrerá ao governo pela primeira vez. Ele é o cabeça de chapa da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, formada por PTB, PT, PSC, PDT, PRB, PTdoB. Terá como vice Paulo Rubem Santiago Ferreira. Antes de ser senador, Monteio foi deputado federal.

Jair Pedro (PSTU): Jair Pedro disputa pela segunda vez o governo de Pernambuco. Sem coligação com outros partidos, ele terá como vice Kátia Maria da Silva Telles. Jair Pedro é do Recife e já foi candidato à prefeitura da capital em 2012 e à vice-prefeito em 2008.

Pantaleão (PCO): José Carlos Pantaleão da Silva também está se candidatando sem coligação. Servidor público, ele já foi candidato a vereador do Recife em 2008. A chapa do PCO tem Silvio Santos Pereira Lima como candidato a vice.

Zé Gomes (PSOL): José Gomes assume a liderança da coligação Mobilização por Poder Popular, formada pelo PSOL e o PMN. A candidata a vice-governadora é Viviane Nascimento. Gomes já foi candidato a vice-prefeito em 2008 e a deputado federal em 2006..

Miguel Anacleto (PCB): Servidor público, Miguel Anacleto também será candidato sem coligação. Ele não participou das últimas eleições e terá como vice Délio Mendes Filho.

Paulo Câmara (PSB): Paulo Câmara será o candidato da maior coligação para o governo de Pernambuco. A aliança Frente Popular de Pernambuco é formada por PMDB, PCdoB, PSB, PTC, PRP, PV, PTN, PR, PSD, PPS, PSDB, SD, PPL, DEM, PHS, PSDC, PROS, PP, PEN, PRTB, PSL, além de seu partido, o PSB. Terá como vice Raul Jean Júnior.

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário