one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parque Olímpico da Barra da Tijuca

Imagem:

Compartilhar:

IAB-RJ debate projeto alternativo à remoção da Vila Autódromo para obras do Parque Olímpico

Criado em 11/03/13 21h39 e atualizado em 11/03/13 21h48
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Parque Olímpico tem favela na vizinhança (J.P Engelbrecht / Prefeitura do Rio de Janeiro (www.rio.rj.gov.br))

Rio de Janeiro – No lugar de construir um condomínio, ao custo de R$ 105 milhões, para onde serão removidas as famílias da Vila Autódromo, comunidade pobre que ocupa uma área anexa ao local onde será construído o Parque Olímpico, os moradores propuseram uma reurbanização da favela ao preço R$ 13,5 milhões.

A proposta elaborada pelos moradores da Vila Autódromo, com a assessoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi apresentada e discutida hoje (11) na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Pescadores e Amigos da Vila Autódromo (Ampava), Altair Guimarães, o projeto alternativo (Plano Popular da Vila Autódromo- PPVA) foi entregue ao prefeito Eduardo Paes, em agosto do ano passado. Segundo ele, a prefeitura foi convidada à comparecer ao debate, hoje, no IAB-RJ.

“A Vila Autódromo é uma comunidade tranquila, calma, sem tráfico de droga, sem milícia. Uma comunidade que o governo não investiu para dar um tratamento digno para as famílias que moram aqui. Mas, na verdade, eles trabalham para nos tirar daqui porque é uma terra cara. Mas é uma terra que nos foi dada pelo governo do estado, um governo que lá estava e tinha uma identificação social com as famílias de baixa renda e que acabou titulando esta comunidade, dando o título do terreno”.

Guimarães disse que a vila tem 450 terrenos titulados há mais de 20 anos e não se trata de uma ocupação irregular. A comunidade Vila Autódromo existe há quase 40 anos e a prefeitura pretende realocar as famílias para o condomínio Parque Carioca, que começou a ser construído no mês passado em um terreno que fica a 1 quilômetro do local.

“A prefeitura vai dizer que é lindo, que vai ser tudo de bom lá [no Parque Carioca]. Mas tudo de bom para a gente não é quatro paredes, o que está em jogo aqui não é quatro paredes, mas a história desta comunidade, o vínculo desta comunidade: crianças que nasceram aqui e vão perder suas identidades com outros amigos quando sair daqui. Eles podiam me dar uma mansão, mas eu prefiro ficar aqui, em uma cabana”, disse.

O professor Carlos Vainer, coordenador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da UFRJ, entidade que deu apoio técnico para a comunidade elaborar o PPVA, confirma que a ocupação da Vila Autódromo é reconhecida pelo Instituto de Terras do Rio de Janeiro e ressaltou que o plano alternativo de reurbanização do local é mais simples e viável.

“Nós consideramos que o plano é absolutamente consistente do ponto de vista técnico, viável do ponto de vista ambiental, inclusive porque prevê a existência de uma faixa de proteção marginal à lagoa, de 15 metros, como exige a legislação. É um plano democrático, porque foi discutido e deliberado pela comunidade ”.

De acordo com Vainer, a prefeitura não tem o direito de fazer remoções forçadas na área, e o PPVA tem todas as condições de ser posto em prática. “O que nós queremos é que o plano seja comparado ao projeto da prefeitura, que é socialmente injusto, que é segregador, que expulsa a população daquela área, que faz com que o Parque Olímpico se transforme em um legado apenas para os condomínios de alta classe média e de luxo”, ressaltou.

A prefeitura informou que não trabalha com a hipótese de projeto alternativo, e que a questão está sendo tratada pela Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá e pela Secretaria de Habitação. A assessoria não soube informar que encaminhamento foi dado ao projeto da Ampava.

A subprefeitura por sua vez declarou que não tem conhecimento de nenhum projeto alternativo e que já existe uma área destinada para fazer casas populares. Os moradores que tiverem interesse vão ser retirados da Vila Autódromo e receberão um apartamento nesse local. Mas não informou o que vai acontecer com quem não aceitar a remoção.

A Secretaria de Habitação informou que também desconhece o projeto alternativo e que já iniciou as obras de construção do condomínio Parque Carioca, na Estrada dos Bandeirantes, em Curicica, comr 900 unidades habitacionais para receber os moradores da Vila Autódromo e de outras comunidades. Tudo dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A previsão é que o condomínio fique pronto em 2014 e as remoções só ocorram depois que o local for entregue.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário