one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Confronto eleitoral deixa cerca de 25 feridos na Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Conselho prepara eleições na Venezuela

Criado em 26/09/12 18h25 e atualizado em 26/09/12 18h30
Por EBC Fonte:AVN

Confronto eleitoral deixa cerca de 25 feridos na Venezuela
Eleições na Venezuela ocorrem no dia 07 de outubro (Foto: Alex Lanz / Creative Commons)

Caracas - Encarregados de organizar a eleição presidencial de 7 de outubro na Venezuela, que prevê participação de 80% do eleitorado, técnicos e trabalhadores do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) fazem as últimas auditorias e detalhes de logística para o pleito.

Na tarde desta quarta-feira termina a auditoria de infraestrutura, na qual especialistas da CNE e dos partidos políticos revisam o funcionamento da plataforma física do sistema que soma os votos. Enquanto isso, continuam em produção as máquinas de votação que serão transportadas para todos os estados do país. Até agora foram revisado mais de 80% do total dos equipamentos e das 39.322 mesas de votação distribuídas em todo o país e nas 127 embaixadas em que poderão votar venezuelanos residentes no exterior.

Sandra Oblitas, vice-presidenta do CNE disse nesta terça-feira, no estado Anzoátegui que a distribuição das máquinas já revisadas no processo de produção estão chegando aos estados mais afastados do centro do país e, conforme o processo avança chegam aos estados mais próximos de Caracas, a capital.

Para os dias três e quatro de outubro, oficiais do Plano República, responsável pela segurança nas eleições venezuelanas, devem estar nas escolas e faculdades vigiando o material eleitoral. No dia quatro será concluída a formação dos membros de mesa e os partidos devem ter todas as suas testemunhas credenciadas junto aos conselhos municipais e ao CNE. Também nessa data está prevista a recepção formal dos observadores internacionais, que chegarão de diversos países para presenciar o processo eleitoral.

O chefe da Missão da União de Nações Sulamericanas (Unasul), Carlos Álvarez, informou que nesta quinta-feira (274), dez dias antes da eleição, chegará a Venezuela uma equipe de observadores da organização, integrada em sua maioria por técnicos informáticos que participarão de uma auditoria pré-eleitoral marcada para 30 de setembro com a presença de 1400 eleitores de todo o país. Esta é a última verificação que se faz nas máquinas antes da eleição, por isso ela é realizada pelos mesmos eleitores acompanhados por observadores, apoiadores e técnicos da CNE e de partidos políticos.

Tenda eleitoral

Nos processos eleitorais venezuelanos, o CNE instala uma grande tenda na Praça Caracas, capital do país, para proporcionar melhor espaço para a cobertura e a participação no evento. Este ano a tenda será de 1500 metros quadrados e incluem, em uma sala de imprensa, espaços para emitir declarações para a mídia, para localizar equipamentos técnicos além de espaços de alimentação e descanso. Espera-se a presença de até 8 mil trabalhadores da imprensa nacional e internacional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário