one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Equador ameaça recorrer ao Tribunal de Haia para garantir asilo político a Assange

Imagem:

Compartilhar:

Equador e Reino Unido mantêm impasse sobre extradição de Assange

Criado em 27/09/12 15h27 e atualizado em 03/10/12 14h33
Por EBC Fonte:Agência Lusa

Imagem - Equador ameaça recorrer ao Tribunal de Haia para garantir asilo político a Assange
Assange recusa a extradição para a Suécia, alegando que corre o risco de ser entregue aos Estados Unidos (Agência Télam/arquivo)

(Agência Lusa) – O Reino Unido e o Equador não conseguiram  alcançar um acordo nesta quinta-feira (27) sobre o processo de extradição do fundador do 'site' WikiLeaks Julian Assange, refugiado na embaixada equatoriana em Londres desde junho último.

Os chefes da diplomacia do Equador e do Reino Unido, Ricardo Patino e William Hague, respetivamente, reuniram-se  em Nova Iorque, paralelamente à 67.ª assembleia geral das Nações Unidas.“Não vemos uma solução imediata”, afirmou Patino, em declarações à imprensa, após o encontro, reiterando a posição das autoridades de Quito de conceder asilo diplomático a Assange.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico insistiu que Londres não reconhece a figura legal do asilo diplomático e como tal “tem a obrigação de extraditar Assange para a Suécia”, onde o fundador do WikiLeaks é acusado de dois crimes sexuais, indicou um porta-voz de Hague. Assange recusa a extradição para a Suécia, alegando que corre o risco de ser entregue aos Estados Unidos para responder na justiça por espionagem, após a divulgação pelo "site" de 250 mil telegramas diplomáticos secretos norte-americanos.

O chefe da diplomacia britânica já afirmou que os receios de Assange ser extraditado da Suécia para os Estados Unidos e correr o risco de ser condenado  à pena de morte "são infundados".
O Governo equatoriano anunciou em 16 de agosto que concedia asilo político a Assange.

Na quarta-feira, o fundador do WikiLeaks pediu à administração de Barack Obama que acabe com a perseguição e exigiu garantias aos governos do Reino Unido e Suécia de que não será extraditado para o território norte-americano.
“Estamos de acordo nos discursos que falam de alcançar a paz, contudo, o tempo das palavras acabou. Chegou a hora de os Estados Unidos pararem com a perseguição ao WikiLeaks, ao nosso pessoal e às nossas fontes”, afirmou Assange, numa videoconferência durante uma iniciativa organizada na sede das Nações Unidas.

O australiano, que realizou a intervenção da embaixada do Equador em Londres, disse que, até ao momento, nem o Reino Unido nem a Suécia deram garantias às autoridades equatorianas de que ele não será extraditado para os Estados Unidos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário