one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governo colombiano e Farc anunciam acordo para negociações

Imagem:

Compartilhar:

Governo colombiano e Farc chegam a acordo para alcançar a paz

Criado em 18/10/12 16h03 e atualizado em 19/10/12 18h09
Por Télam

Humberto de La Calle, representante do governo colombiano
Humberto de La Calle, representante do governo colombiano (Télam)

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) chegaram a um acordo nesta quinta-feira (18) em Oslo, Noruega, para instalação pública da mesa de negociações pela paz.

As partes acordaram também que no próximo dia 15 de novembro em Havana, Cuba, abordarão o primeiro ponto a agenda comum, o desenvolvimento agrário.
Dez dias atrás, porta vozes das autoridades e da guerrilha se reuniram na capital cubana para preparar a reunião do que consideram a segunda fase do processo de paz. Eles também expressaram reconhecimento à Noruega e Cuba, garantidores do processo e a Venezuela e Chile, acompanhantes do mesmo.

Integração

Os outros pontos presentes na mesa se negociação serão a integração da guerrilha ao sistema político e suas garantias, o cessar fogo e hostilidades de maneira bilateral, a problemática do narcotráfico, a reparação às vítimas do conflito e o reconhecimento da verdade.

Ambas partes advertiram que o processo será longo e que não se limitará à desmobilização dos combatentes.

Cessar fogo

Uma das diferenças que trouxe o manifesto de hoje é a respeito do cessar fogo. Para a guerrilha, pode ser feito na etapa atual de negociação. Já o governo, afirmou que só o aceitará uma vez que se assine um acordo definitivo.

Iván Marques, porta voz da guerrilha colombiana Farc
Iván Marques, porta voz da guerrilha colombiana (Télam)

Posicionamentos

Humberto De la Calle, chefe da delegação do governo, foi o primeiro a fazer uso da palavra. Ele destacou que “as FARC tem cumprido rigorosamente seus compromissos” para chegar à mesa de negociação. Também disse que “a confidencialidade é essencial no processo”, referindo-se ao caráter reservado do que é discutido na mesa.

De la Calle também afirmou que as autoridades colombianas apostam em “garantir a vida e a liberdade de expressão de quem decidir ingressar na vida política”.

Leia também:

Governo colombiano e Farc iniciam negociações na Noruega

Governo colombiano e Farc dão primeiros passos para acordo

Colômbia e Farc chegam a Oslo para negociar acordo de paz

O representante governamental acrescentou que “a paz não chegará só com o fim do conflito armado, mas também com a transformação do país”.

Ivan Márquez, que encabeçou a delegação das Farc, sustentou que a organização persegue “a paz com justiça social” com “o povo como protagonista”. Márquez também advogou pela “desmilitarização do Estado e transformações radicais”.

Desenvolvimento agrário

As Farc também destacaram que o primeiro ponto da agenda comum será o “Desenvolvimento Agrário” já que consideram que na concentração de propriedade da terra se encontra o principal problema da Colômbia e a causa essencial do conflito armado.

A negociação se desenvolverá no marco do “Acordo Geral para o término do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura” assinado em Cuba por delegados de ambas as partes em 26 de agosto passado.

Fases

 

A primeira fase do processo de diálogo começou em fevereiro deste ano com reuniões reservadas celebradas em Cuba e concluiu pelo Acordo Geral A instalação pública do processo de paz realizada nesta quinta-feira (18) em Oslo e as negociações que começarão em Havana são consideradas a segunda fase do diálogo.

A terceira e última fase do processo, segundo convencionado nesta quinta, será a verificação do cumprimento dos acordos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário