one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Marroquinos protestam contra filme anti-Islã

Imagem:

Compartilhar:

Relator da ONU diz que Marrocos utiliza técnicas de tortura

Criado em 24/10/12 11h04 e atualizado em 24/10/12 11h11
Por Agência Lusa

Marroquinos protestam contra filme anti-Islã
“Há inúmeras provas da utilização excessiva da força”, afirmou o relator da ONU (Agência Lusa)

Nova Iorque, 24 out (Lusa) – Um observador da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta terça-feira (24), que o Marrocos recorre a técnicas de tortura no seu próprio país e contra membros da oposição implicados no conflito do Saara Ocidental.

“Há inúmeras provas da utilização excessiva da força”, afirmou o relator especial da ONU, Juan Mendez, em declarações a jornalistas, depois de apresentar o seu relatório à Assembleia-geral.
“Sempre que há uma questão envolvendo a segurança nacional, há uma tendência para a utilização da tortura nos interrogatórios. É difícil dizer se isso é muito comum ou sistemático, mas sucede com frequência. O governo marroquino não pode negar”, frisou o responsável, citado pela agência de notícias francesa AFP.

As afirmações de Juan Mendez, fruto dos dados recolhidos durante a visita de uma semana que fez ao Marrocos e ao Saara Ocidental em setembro, surgem numa altura em que o Conselho de Segurança da ONU debate se a missão da Organização na região deve dispor de um mandato para investigar violações de direitos humanos.

Juan Mendez, que se deslocou ao Marrocos a convite do governo, membro não permanente do Conselho de Segurança, afirmou ter constatado sinais de mudança, contudo, insuficientes.

“O Marrocos desenvolveu uma cultura de respeito pelos direitos do Homem, o que constitui um bom ponto de partida com vista à eliminação da tortura num futuro próximo. No entanto, o país está ainda longe de poder afirmar que eliminou a tortura”, frisou.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário