one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parlamento da União Europeia

Imagem:

Compartilhar:

União Europeia reforça sanções contra o Irã

Criado em 15/10/12 11h30 e atualizado em 15/10/12 11h35
Por Agência Lusa

Imagem - União Europeia interrompe negociações com Paraguai e Mercosul
Parlamento da União Europeia (UN Photo/Eskinder Debebe/ Creative Commons)

Luxemburgo, 15 out (Lusa) – A União Europeia (UE) aprovou nesta segunda-feira (15) um reforço das sanções financeiras e comerciais contra o Irã para limitar o financiamento do regime e pressionar as autoridades a retomar as conversações sobre o programa nuclear.

O novo pacote de sanções foi aprovado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, reunidos em Luxemburgo, e inclui proibição de todas as transferências europeias para bancos ou empresas iranianas. Essa proibição não se aplica no caso de particulares ou de pagamentos de material humanitário, alimentos e equipamento médico.

A proibição das garantias de crédito à exportação, até agora vigente para o médio e longo prazo, passa a incluir também o curto prazo.

As novas sanções visam, pela primeira vez, o setor das telecomunicações e decretam a proibição de importação de gás iraniano, depois da interdição, em julho, da importação de petróleo. São também proibidas as exportações para o Irã de materiais que possam ser utilizados em programas militares, como a grafite e o alumínio.

O novo pacote inclui ainda medidas como a proibição de registrar navios iranianos ou o fornecimento de petroleiros para o transporte de hidrocarbonetos, assim como o congelamento de bens de 30 empresas ligadas aos setores bancário e petrolífero.

Pormenores sobre pessoas e empresas visadas só vão ser conhecidos na terça-feira, mas fontes diplomáticas citadas por agências internacionais indicaram que um dos visados é um ministro iraniano.

“Vamos aumentar a pressão ao longo dos próximos meses, a menos que as negociações prossigam”, afirmou o chefe da diplomacia britânica, William Hague, à imprensa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário