one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


De acordo com os primeiros dados oficiais, maioria quer a transformação da ilha num estado norte-americano

Imagem:

Compartilhar:

Porto Rico votou sobre futuro das relações com EUA

Criado em 07/11/12 09h07 e atualizado em 07/11/12 09h18
Por Agência Lusa

 Porto Rico
De acordo com os primeiros dados oficiais, maioria quer a transformação da ilha num estado norte-americano ( fortherock/Creative Commons)

San Juan, 07 nov (Lusa) – Num dia de eleições presidenciais nos Estados Unidos, os porto-riquenhos foram também chamados a votar, mas para escolherem o seu governador e se pronunciarem sobre o futuro das relações de Porto Rico com a potência norte-americana.

Os cidadãos de Porto Rico, ilha norte-americana, não podem votar nas presidenciais dos EUA, mas foram muitos os que participaram num referendo sobre se a ilha deverá tornar-se um estado norte-americano, se deverá ter mais autonomia ou tornar-se independente.

Foram colocadas aos eleitores porto-riquenhos duas questões: se pretendem uma alteração das relações de 114 anos com os Estados Unidos e que mudança têm em vista, tendo-lhes sido apresentadas três alternativas as três alternativas.

Segundo os primeiros resultados oficiais, 75.188 eleitores (53%) manifestaram-se a favor de uma alteração do atual estatuto político de Porto Rico, com 65% defendendo a transformação da ilha num estado norte-americano, 31% mais autonomia e apenas 4% a independência.

Qualquer alteração no estatuto político de Porto Rico terá que passar por aprovação do Congresso norte-americano.

Porto Rico, com quatro milhões de habitantes, realizou outros referendos semelhantes em 1967, 1993 e 1998, em que a ideia de transformar a ilha num estado norte-americano nunca conseguiu o apoio da maioria e a independência nunca angariou mais de 5% dos votos.

A ilha também votou para eleger o seu governador, estando o democrata Alejandro Garcia Padilla na liderança até a noite da terça-feira (6).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário