one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Assange completa 6 meses na embaixada do Equador

Imagem:

Compartilhar:

12 mil pessoas pediram refúgio ao Equador em 2012

Criado em 31/12/12 18h05 e atualizado em 31/12/12 18h09
Por Andes

Assange completa 6 meses na embaixada do Equador
Assange completou 6 meses na embaixada do Equador em Londres e se tornou o refugiado de maior exposição na imprensa (Andes)

Quito, 29 dic (PL).- Um total de 12 mil pessoas solicitaram refúgio ao Equador no ano que termina, em sua maioria de nacionalidade colombiana, divulgou hoje a Chancelaria do país.
Segundo a fonte governamental, nos últimos 12 meses conseguiram essa condição 1500 pessoas, que foram beneficiados com os mesmos direitos dos cidadãos equatorianos e estrangeiros residentes no país.

O caso mais midiático neste aspecto foi o de Julian Assange, fundador do site Wikileaks, que está impedido de viajar ao Equador em sua condição de protegido. O Reino Unido persiste em sua negativa de conceder ao ativista o salvo conduto para evitar que ele seja extraditado à Suécia, onde é convocado a uma investigação por supostos crimes sexuais. O governo equatoriano considerou válidos os temores de Assange de que é perseguido por difundir em seu portal documentos comprometedores para o governo dos Estados Unidos, onde poderia ser julgado inclusive com a pena de morte.
Balanço

Na última década a cifra de solicitações de refúgio ao Equador chega a 162 mil, sendo que 35% dessas pessoas receberam o status de refugiado. O comunicado do Ministério das Relações Exteriores afirma que o país é reconhecido por abrigar a maior quantidade de refugiados na América Latina, com cerca de 56 mil na atualidade. Segundo o Ministério, essa situação representa um gasto de cerca de US$ 60 milhões anuais, em termos de acesso à saúde, educação e subsídio ao gás de uso doméstico.

O país espera receber maior cooperação da comunidade internacional para atender aos refugiados em seu território, pelo princípio de “responsabilidade compartilhada”. Está previsto que as autoridades equatorianas e colombianas se reúnam no primeiro trimestre de 2013 para analisar estratégias voltadas à melhoria da qualidade de vida destas populações exiladas.
O diálogo será realizado no contexto de um plano de atenção integral que aponta ao respeito e à promoção dos direitos deste indivíduos, assim como a seu retorno voluntário.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário