one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cristina Kirchner

Imagem:

Compartilhar:

Cristina Kirchner envia carta a Cameron cobrando retomada de diálogo sobre Ilhas Malvinas

Criado em 03/01/13 09h28 e atualizado em 04/01/13 09h51
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Cristina Kirchner
Cristina Kirchner quer retomar diálogo sobre o controle das Ilhas Malvinas. (foto: Expectativa Online / Creative Commons)

Brasília - A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, convidou o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, para retomar as discussões sobre o controle das Ilhas Malvinas. As ilhas atualmente estão sob domínio britânico, mas os argentinos reivindicam o direito de controle sobre a região. A disputa entre os dois países envolvendo as Ilhas Malvinas tem quase dois séculos. Em carta enviada a Cameron e ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, Kirchner cobra o diálogo.

A carta foi publicada em vários jornais britânicos e reproduzida na agência pública de notícias da Argentina, a Telam. "Há 180 anos, em um exercício aparente de colonialismo do século 19, a Argentina foi alvo de armas que levaram à retirada das Ilhas Malvinas, situada a 14 mil quilômetros de Londres [capital do Reino Unido]”, diz o texto.

Em seguida, a carta acrescenta que "os argentinos foram expulsos das ilhas pela Marinha Real Britânica e mais tarde, o Reino Unido iniciou um processo de implantação de população semelhante ao usado em outros territórios sob o domínio colonial".

Leia também:
- Cameron nega pedido de Argentina sobre devolução das Ilhas Malvinas
- Ex-combatentes argentinos pedem retomada das negociações sobre Ilhas Malvinas

O texto diz ainda que o Reino Unido, chamado de “potência colonial”, tem se recusado a devolver esses territórios à Argentina, privando-a de “reconstituir sua integridade territorial”. "[As Ilhas] Malvinas também são uma causa da América Latina e da grande maioria dos povos e governos do mundo que rejeitam o colonialismo".

Nas reuniões do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a questão referente ao controle das Ilhas Malvinas é assunto constante. O Brasil e a maioria dos países latino-americanos apoiam a Argentina na reivindicação pelo controle das ilhas.

*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário