one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em julho de 2011, um protesto contra o banimento da Parada Gay de Moscou ocupou a Embaixada da Rússia em Londres

Imagem:

Compartilhar:

Lei anti-gay provoca confrontos à porta do Parlamento Russo

Criado em 25/01/13 10h07 e atualizado em 25/01/13 10h15
Por Agência Lusa

Protesto gay
Em julho de 2011, um protesto contra o banimento da Parada Gay de Moscou ocupou a Embaixada da Rússia em Londres (PeterGray1989/CC)

Moscou 25 jan (Lusa) - Representantes das minorias sexuais e apoiadores de uma lei que proíbe a propaganda homossexual entre os menores de idade envolveram-se em confrontos em frente da Duma, Câmara Baixa do Parlamento da Rússia.

O estopim do incidente foi um apaixonado beijo dado por duas mulheres nas imediações do edifício, noticia a agência de notícias russa, Ria-Novosti.

De imediato, os partidários da lei começaram a atirar ovos e tinta, tentando agredir um grupo de homossexuais. Estes tentaram responder mas foram impedidos pelos numerosos agentes presentes no local.

A polícia procedeu à detenção de vários manifestantes mais ativos, que foram levados para camionetas estacionadas perto da Duma, e os representantes de ambas as partes acabaram se dispersando.

A Duma debate hoje um projeto de lei que propõe considerar como transgressão administrativa a propaganda da homossexualidade entre os menores e aplicar multas que podem ir dos 125 aos 12.500 euros (R$ 341 a R$ 34.133).

Os deputados russos consideram que as marchas de orgulho gay, tal como numerosos programas de televisão, são propaganda homossexual a que as crianças têm acesso.
A Igreja Ortodoxa Russa já manifestou o seu apoio ao projeto-lei. Dois terços dos russos, segundo as sondagens, afirmam "ter repulsa" aos gays.

As organizações homossexuais criticam a lei por considerarem que se trata de uma violação da liberdade de expressão e servirá de pretexto para continuar a proibir as marchas de orgulho gay.
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos considerou que a proibição de marchas em Moscou em 2006, 2007 e 2008 "contradiz a Convenção Europeia de Defesa dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário