one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hugo Chávez

Imagem:

Compartilhar:

Ministro de Comunicação da Venezuela diz que estado de saúde de Chávez evolui de forma positiva

Criado em 25/01/13 09h12 e atualizado em 25/01/13 09h28
Por Thais Leitão Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Hugo Chávez
Chávez está há mais de um mês internado em Havana, Cuba, para tratamento de combate ao câncer.(Valter Campanato/ABr)

Brasília - O ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, disse que a evolução das condições de saúde do presidente do país, Hugo Chávez, é positiva. Ele ressaltou que Chávez se encontra ativo, tomando decisões e dando instruções acerca de sua equipe de governo.

Villegas acrescentou que o presidente está dedicado a cumprir seu tratamento médico e que o governo não quer criar expectativas sobre a data de retorno de Chávez à Venezuela. Hugo Chávez está há mais de um mês internado em Havana, Cuba, para tratamento de combate ao câncer.

"O povo venezuelano está dizendo ao presidente para restaurar totalmente sua saúde e ele fará isso. Seu desenvolvimento é positivo como tem sido repetidamente", disse ele, durante coletiva de imprensa. Villegas lembrou que o governo venezuelano tem divulgado, com frequência, informes sobre a saúde do presidente.

Desde que foi hospitalizado, no dia 11 de dezembro, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica, o presidente venezuelano não é visto em público. A ausência física de Chávez na política do país gerou uma onda de incertezas e especulações, além de polêmicas.

A principal divergência com a oposição, que cobra um pronunciamento e imagens recentes dele, foi a confirmação, por órgãos oficiais, sobre a legalidade do adiamento da data da posse para o quarto mandato consecutivo do presidente. A cerimônia estava marcada para o último dia 10 e a nova data não foi definida, pois é aguardada a recuperação do presidente.

O Tribunal Supremo de Justiça, instância constitucional da Venezuela, avaliou que, por se tratar de uma reeleição, a continuidade administrativa do país estava mantida, permitindo que o mandato se estendesse com o vice Nicolás Maduro exercendo a presidência interina. A oposição venezuelana, no entanto, levanta dúvidas sobre a legalidade de manter Chávez no poder e pediu à Organização dos Estados Americanos (OEA) a convocação do Conselho Permanente para avaliar a situação institucional no país.

 


*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN      //     Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário