one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A possibilidade de enriquecimento acima desse percentual levanta mais suspeitas sobre o programa nuclear desenvolvido no país, que é alvo de desconfiança de produzir armas nucleares

Imagem:

Compartilhar:

Missão de peritos estrangeiros passa 24 horas no Irã

Criado em 16/01/13 08h31 e atualizado em 29/11/13 16h07
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Urânio enriquecido
Parte da comunidade internacional suspeita que há produção de armas nucleares no Irã (Sergio Trenna/Creative Commons)

Brasília – A partir de hoje (16), uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (Aeia), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), faz a primeira visita do ano ao Irã para verificar o programa nuclear. Parte da comunidade internacional suspeita que há produção de armas nucleares no Irã. Mas as autoridades iranianas negam e dizem que o programa tem fins pacíficos.

O chefe da missão da Aiea,  Herman Nackaerts, disse que há um “espírito construtivo” por parte dos peritos que querem iniciar um processo de inspeções, que esclareça as dúvidas sobre o programa nuclear. Anteriormente, os peritos estrangeiros não obtiveram autorização para examinar as centrais nucleares do Irã.

A visita é de apenas 24 horas. É a quinta missão feita por peritos da agência. “Se nos derem autorização, saudamos a oportunidade e estamos preparados para ir aos locais”, disse Nackaerts. Em decorrência das suspeitas que cercam o programa nuclear iraniano, o país sofre uma série de sanções econômicas, comerciais, financeiras e até militares por parte da comunidade internacional.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irã, Ramin Mehmanparast, disse ontem (15) que o governo está disposto a esclarecer as dúvidas sobre o seu programa nuclear. Mas apela para o reconhecimento do direito do país de manter atividades nucleares pacíficas.

Para integrantes da Aiea, há suspeitas de que o governo do Irã promova na região de Parchin testes  explosivos que podem ser relacionados a atividades nucleares militares. Paralelamente, no fim do mês, autoridades do Irã, da China, dos Estados Unidos, da França, do Reino Unido, da Rússia e Alemanha retomarão as negociações em busca de um acordo sobre o programa iraniano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário