one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Segundo as pesquisas de boca de urna, Netanyahu deve permanecer no poder, mas sai enfraquecido de eleições em Israel

Imagem:

Compartilhar:

Netanyahu deve continuar no poder mas sai enfraquecido de eleições

Criado em 22/01/13 20h12 e atualizado em 22/01/13 20h44
Por Portal EBC*

Netanyahu deve permanecer no poder, mas sai enfraquecido de eleições em Israel
Segundo as pesquisas de boca de urna, Netanyahu deve permanecer no poder, mas sai enfraquecido de eleições em Israel (Foto: Agência Télam)

Brasília - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, agradeceu  aos eleitores por ter permanecido no cargo, apesar de o seu partido ter registrado uma queda acentuada na votação realizada nesta terça-feira (22). “Agradeço ao povo de Israel por terem me reeleito”, escreveu em mensagem divulgada em sua página do Facebook.

Pesquisas de boca de urna evidenciam que Netanyahu continua como o candidato mais votado, mas consideram difícil que obtenha os 42 dos 120 assentos na Knesset (parlamento israelense), que assegurou que sua coalizão ganharia. Netanyahu lamentou a baixa participação em zonas nas quais sua coalizão de direita tem muitos seguidores e chegou a transmitir uma convocação para “deixarem tudo o que estão fazendo e apresentar-se para depositar seus votos”.

Segundo as  pesquisas o partido de direita Likud, de Netanyahu, saiu enfraquecido pela inesperada votação de Yair Lapid, chefe do partido centrista Yesh Atid, que aparece em segundo.
Projeções divulgadas pelo Canal 2 da televisão israelita após o fechamento das urnas davam 31 assentos para o Likud, 19 para o Yesh Atid, 17 para o Partido Trabalhista, de centro-direita, e 12 lugares para o partido religioso de extrema-direita “Casa dos Judeus”.

Os partidos ultra-ortodoxos Shas e “Judaísmo Unido Torah” conquistaram 12 e seis assentos respectivamente, enquanto o partido centrista Hatnua, da antiga chefe da diplomacia israelita Tzipi Livni, obteve sete, assim como o Meretz, partido pacifista de esquerda. Os três principais partidos árabe-israelitas conquistaram um total de nove lugares no parlamento, quatro para o partido judeu-árabe socialista Hadash, três lugares para a nacionalista Formação Árabe Unida e dois para o partido secular Balad.

A coalizão do partido de Netanyahu com o Israel Beiteinu, liderado pelo ex-chanceler Avigdor Lieberman, deve ficar com10 cadeiras a menos do que  conseguiram em 2009 e deverá fazer acordos com outros partidos como o religioso-nacionalista Habait Hayehudi (“O Lar Judaico”) e os ultraortodoxos Shas e Yahadut Hatorah e formar um bloco de direita, extrema-direita e partidos religiosos, que poderá obter de 67 a 70 cadeiras no Parlamento.

Votação

O Comitê Central Eleitoral israelense (CCE), informou que às 20h, mais de 63% dos votantes habilitados haviam votado.
A participação foi superior à registrada nas eleições de 2009, disse o portavoz da CEC, Avram Diskin, que considerou que a participação poderia chegar a 70%. O informante disse que registra uma alta participação de palestinos residentes em Israel, o que não era esperado. Os resultados oficiais do pleito serão divulgados nesta quarta-feira (23).

*Com informações das agências públicas de notícias de Cuba, Prensa Latina e de Portugal, Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário