one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


França, EUA e Suécia disputam a concorrência para a compra do Brasil de 36 caças

Imagem:

Compartilhar:

ONU apoia intervenção da França no Mali

Criado em 15/01/13 07h02 e atualizado em 15/01/13 07h38
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Caça
No dia 13, o governo da França ordenou que tropas entrassem no Mali, na tentativa de apoiar as autoridades francesas que enfrentam os radicais islâmicos. (Marcello Casal Jr./ABr)

Brasília – Em reunião de emergência realizada ontem (14) à noite, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU)  aprovou o apoio à intervenção militar da França no Mali (ex-colônia francesa no Oeste  da África) e sinalizou que vai agilizar o envio de uma força multilateral da União Africana (que reúne 52 nações) ao país.

No dia 13, o governo da França ordenou que tropas entrassem no Mali, na tentativa de apoiar as autoridades francesas que enfrentam os radicais islâmicos. Os radicais conseguiram dominar o Norte e avançam para a região central.

LEIA TAMBÉM:

ONU se reúne para discutir conflitos no Mali

França faz terceiro dia consecutivo de ataques ao Mali

A intervenção francesa foi apoiada pela comunidade internacional, começando com os países africanos. Entre os países aliados estão o Reino Unido, a Bélgica, Dinamarca, os Estados Unidos, o Canadá e a Alemanha, que disse que estava disponível para ajudar. "Eu os agradeço por isso", disse o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault.

O embaixador da França na ONU, Gerard Araud,  disse que um general da Nigéria deverá comandar a força multilateral da União Africana a ser enviada ao Mali. Segundo ele, as tropas africanas devem ser enviadas “nos próximos dias ou semanas" e a ação de Paris deve "acelerar" a chegada dessas tropas ao país. "A França tem a compreensão e o apoio de todos os integrantes [do órgão da ONU]", disse o embaixador francês.

Os grupos denominados radicais invadiram o Norte do Mali durante o golpe de Estado de 22 de março de 2012, que derrubou o então presidente Amadou Toumani Touré. No mês passado, o Conselho de Segurança da ONU aprovou resolução que cria uma força africana de 3.300 homens para ajudar o Mali a reconquistar o Norte.

Em apoio aos grupos islâmicos estão integrantes da rede Al Qaeda, do Magrebe Islâmico (AQMI), e dos movimentos Ansar Dine e Jihad na África Ocidental (Mujao). Amanhã (16) a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), que deve estudar a criação de uma força de intervenção contra a ação dos radicais islâmicos, fará reunião extraordinária. O porta-voz da organização, Sunny Ugoh, confirmou a reunião.

A Cedeao é formada pelos seguintes países: Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

*Com informações da BBC Brasil.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário