one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Alberto Fujimori

Imagem:

Compartilhar:

Fujimori encaminha documento fraudado para conseguir anistia

Criado em 14/01/13 11h39 e atualizado em 14/01/13 12h02
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Concessão de indulto a Fujimori gera polêmica no Peru
Alberto Fujimori cumpre pena de 25 anos por crimes contra humanidade e violações de direitos humanos (globalpost.com)

Brasília - O polêmico pedido de anistia para o ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, encaminhado pela família e por aliados políticos, ganhou novos elementos nos últimos dias. O procurador Anticorrupção do Peru, Julio Arbizu, disse que Fujimori forneceu informações fraudadas à Justiça. A decisão sobre a concessão de anistia é definida pelo governo peruano. Fujimori cumpre pena de 25 anos por crimes contra a humanidade e violações de direitos humanos.

Fujimori é acusado também por um grupo de mulheres de esterilização forçada e sem consentimento, no período de 1996 a 2000, em diversas cidades peruanas, na região de Cuzco. Há indicações de que cerca de 300 mil mulheres tenham sido esterilizadas no período, por meio de ações do governo.

"Está confirmada a prática de um novo crime de falsificação”, disse o procurador, que mencionou irregularidades na cédula de identidade e no fornecimento do endereço residencial. “Falsificar um documento público é crime contra a fé pública", ressaltou.

Segundo o procurador, Fujimori forneceu o endereço de uma casa abandonada, como se ainda vivesse lá, embora esteja cumprindo pena na Penitenciária de Barbadillo, na periferia de Lima, capital peruana.

Há cerca de três meses, o governo do Peru indicou não ter pressa para decidir se vai conceder o indulto a Fujimori. Em outubro, o primeiro-ministro peruano, Juan Jiménez, disse que não há prazos para definir o tema. Na ocasião, ele disse que o "governo do Peru tem muitos assuntos importantes a serem tratados".

O governo peruano recebeu vários pedidos de indulto encaminhados por diversos setores em favor de Fujimori. Todos os pedidos alegam que o estado de saúde do ex-presidente é grave. Fujimori cumpre pena de 25 anos de prisão por crimes de corrupção e contra a humanidade.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Chile, TVN.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário