one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A reação ocorre uma semana depois de a presidenta argentina, Cristina Kirchner, ter enviado carta a Cameron, publicada nos principais jornais dos dois países

Imagem:

Compartilhar:

Reino Unido insistirá na soberania sobre as Ilhas Malvinas

Criado em 07/01/13 07h33 e atualizado em 07/01/13 08h26
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Ilhas Malvinas Falklands
A reação ocorre uma semana depois de a presidenta argentina, Cristina Kirchner, ter enviado carta a Cameron, publicada nos principais jornais dos dois países (Foto: Chris Pearson/Creative Commons)

Brasília – O governo do Reino Unido insistirá na manutenção do controle sobre as Ilhas Malvinas, mesmo com a cobrança da Argentina de retomar as negociações sobre o tema. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse que vai  "lutar" para manter a autoridade do Reino Unido na região. A reação ocorre uma semana depois de a presidenta argentina, Cristina Kirchner, ter enviado carta a Cameron, publicada nos principais jornais dos dois países.

Na carta, Cristina Kirchner cobrou do Reino Unido o fim do colonialismo e a devolução das Ilhas Malvinas aos argentinos. Cameron reagiu dizendo que "é absolutamente claro" que o Reino Unido "defenderá" as ilhas. Ele lembrou que o Reino Unido tem um dos cinco maiores orçamentos de Defesa do mundo, apesar dos recentes cortes aplicados às Forças Armadas nacionais.

"Temos fortes defesas nas Ilhas Malvinas. É absolutamente essencial que tenhamos aviões rápidos e tropas estacionados ali", ressaltou Cameron, apelando para que o governo argentino respeito o resultado do plebiscito que ocorrerá no próximo mês nas ilhas para definir o futuro da região.

O plebiscito deve estabelecer o status político desejado pelos quase 3 mil habitantes das Ilhas Malvinas. Desde o ano passado, quando houve o aniversário de 30 anos da guerra pela posse das ilhas, que as relações entre os dois países estão mais tensas. A guerra começou em 2 de abril de 1982, quando os militares argentinos ocuparam as Malvinas, e terminou em 14 de junho do mesmo ano, com a vitória dos britânicos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário