one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Parlamento italiano.

Imagem:

Compartilhar:

Eleição que definirá primeiro-ministro na Itália termina hoje

Criado em 25/02/13 07h30 e atualizado em 25/02/13 07h48
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Parlamento italiano
Parlamento italiano. (Wikimedia Commons)

Brasília - As eleições legislativas na Itália terminam hoje (25) às 15 horas (11 horas de Brasília). A partir das eleições legislativas será definido o novo primeiro-ministro do país. O primeiro-ministro terá a responsabilidade de conduzir a Itália na tentativa de superar os efeitos da crise econômica internacional.

No segundo dia de votações, a expectativa é que 50 milhões de eleitores compareçam até o fechamento das urnas. As votações começaram ontem (24), registrando o comparecimento de 55,17% dos eleitores, índice menor do que o das eleições legislativas de 2008. Os eleitores escolherão 630 representantes na Câmara dos Deputados e 315 integrantes do Senado. Para uma das quatro cadeiras destinadas a candidatos no exterior, há uma brasileira concorrendo.

Na disputa pelo cargo de primeiro-ministro o líder do Partido Democrata (PD), Pier Luigi Bersani, é o considerado o favorito. Em segundo lugar, estão o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi – que concorre pelo Partido Povo pela Liberdade – e Mario Monti, atual primeiro-ministro, que defende a coligação Eleição Cívica formada pela União dos Democratas Cristãos e Futuro e Liberdade.

A brasileira Renata Bueno (PPS-PR) concorre ao Parlamento italiano com o apoio da  Frente Ambientalista da Câmara dos Deputados. Pela legislação italiana, há quatro cadeiras destinadas a candidatos do exterior para deputado e duas para senador. Na Itália, os eleitores residentes no Brasil e nos demais países da América do Sul também podem votar, por meio dos Correios. Cidadãos italianos que moram na América do Sul ou pessoas com dupla cidadania tiveram até o último dia 21 para votar.  

No Brasil, o estado com maior número de eleitores italianos é São Paulo, com aproximadamente 100 mil, depois vem o Paraná e Santa Catarina, com 50 mil, o Rio Grande do Sul (30 mil), e Rio de Janeiro e Espírito Santo (25 mil), respectivamente. A América do Sul tem cerca de 1 milhão de eleitores, sendo 400 mil ítalo-brasileiros e 600 mil ítalo-argentinos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário