one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Líder da oposição na Tunísia, Chokri Belaid, foi assassinado.

Imagem:

Compartilhar:

Morte de líder da oposição na Tunísia gera protestos e reações no país

Criado em 06/02/13 12h00 e atualizado em 06/02/13 12h23
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Chokri Belaid
Líder da oposição na Tunísia, Chokri Belaid, foi assassinado. (Wikimedia Commons)

Brasília – O presidente da Tunísia, Moncef Marzouki, disse, durante sessão no Parlamento Europeu, que o líder da oposição Chokri Belaid, morto da manhã de hoje (6), foi vítima de um "assassinato odioso". Após discursar,  Marzouki anunciou seu retorno imediato à Tunísia para acompanhar as investigações e o enterro do líder. A morte de Belaid gerou um protesto em frente ao Ministério do Interior, em Túnis, capital do país, e manifestações em várias cidades.

Líder do movimento Patriotas Democratas e crítico do atual governo, Chokri Belaid foi morto a tiros, ao deixar sua casa, em Túnis. O irmão do líder, Abdelmajid Belaid, acusou o partido fundamentalista islâmico Ennahda, que lidera o governo tunisino, de ser responsável pela morte.

O presidente da França, François Hollande, apelou para que as autoridades atuem com "firmeza" em relação às investigações e disse estar preocupado com "o aumento da violência política" na Tunísia. "Esse homicídio priva a Tunísia de uma das vozes mais corajosas e mais livres", disse Hollande.

Em frente ao Ministério do Interior, na capital da Tunísia, manifestantes gritavam palavras de ordem contra o partido Ennahda e cantavam o Hino Nacional do país. Em Mezzouna, perto de Sidi Bouzid, em Gafsa, no Centro do país, manifestantes atacaram e incendiaram escritórios do Ennahda.

Nos últimos dias, a Tunísia enfrenta um aumento da violência provocado pelo descontentamento político e social. As reações ocorrem dois anos após a chamada Primavera Árabe que levou à deposição do ex-presidente Zine El Abidine Ben Ali.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa        //  Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário