one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente da Itália, Giorgio Napolitano

Imagem:

Compartilhar:

Presidente da Itália afirma que haverá um novo governo nas próximas semanas

Criado em 28/02/13 15h36 e atualizado em 28/02/13 15h43
Por Portal EBC*

Giorgio Napolitano presidente itália
Presidente da Itália, Giorgio Napolitano (UK in Italy/Creative Commons)

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, buscou acalmar nesta quinta-feira (28) a incerteza na Europa em relação à indefinição política na península itálica, ao enfatizar que seu país “não está à deriva” e assegurar que nas próximas semanas “haverá um novo governo”.

O governo encabeçado pelo primeiro ministro Mario Monti “está em função”, lembrou Napolitano, negando a possibilidade de um contágio nos mercados financeiros provocado pela situação em que se encontra a Itália após as eleições de domingo e segunda-feira que não definiram claramente um ganhador.

Sem acordo

Beppe Grillo, líder do Movimento 5 Estrelas, terceiro mais votado nas eleições parlamentares, descartou nesta quarta-feira (27) apoiar um governo de centro esquerda de Pier Luigi Bersani, descartando uma possível solução proposta por analiastas políticos na imprensa do país.


Grillo deixou claro que nem os complicados resultados eleitorais nem os temores de uma paralisação institucional que isso possa provocar na Itália farão com que retroceda em sua “oposição absoluta aos políticos”.

O Partido Democrata liderado por Luigi Bersani conseguiu a maioria dos parlamentares na Câmara dos Deputados mas não no Senado e ficou à frente com uma margem muito menor que o esperado da centro-direita do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi. Supresa nas eleições o Movimento Cinco Estrelas liderado pelo ator comediante Beppe Grillo, que centrou sua campanha em atacar a classe política do país obteve a terceira maior votação.

Palhaços

Napolitano também respondeu às polêmicas declarações do líder da oposição alemã, Peer Steinbruck, que disse que as eleições italianas foram ganhas por palhaços. “Estou horrorizado por dois palhaços terem ganho” afirmou. Steinbruk especificou que um deles, Beppe Grillo, era  “um verdadeiro palhaço de profissão, que não tinha nada contra o facto de ser designado enquanto tal”, enquanto o outro, Silvio Berlusconi, era “um palhaço, com um toque particular de testosterona”, aludindo aos escândalos sexuais em que o antigo chefe de Governo italiano esteve envolvido. “Está claro que não é correto” disse o presidente italiano. “Cada um pode pensar o que quiser, mas deve também tratar de ser equilibrado ao avaliar os resultados eleitorais de outro país”, complementou.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário