one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acordo

Imagem:

Compartilhar:

Zona de comércio livre entre EUA e UE é possível em menos de dois anos, diz Javier Solana

Criado em 16/02/13 15h15 e atualizado em 16/02/13 15h32
Por Agência Lusa

zona de livre comércio
Barack Obama anunciou nesta semana que vai iniciar o diálogo com a União Europeia sobre aquela que pode ser a maior zona de comércio livre do mundo (Imagem: © União Europeia/Parlamento Europeu)

O ex-chefe da diplomacia europeia Javier Solana disse, neste sábado (16), que será possível obter um acordo para criar uma zona de comércio livre transatlântica em menos de dois anos.

No âmbito de uma sessão sobre a Europa integrada nas jornadas dos socialistas espanhóis, o ex-alto representante para a política externa comunitária considerou a anunciada zona de comércio livre entre Estados Unidos e União Europeia (UE) como "uma ideia extraordinária".

Respondendo a perguntas de internautas, Javier Solana disse esperar que as negociações bilaterais sejam rápidas e realçou que a zona de comércio livre será o maior passo dado nas relações entre Estados Unidos e UE.

No discurso do Estado da União, na noite de terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que vai iniciar o diálogo com a União Europeia sobre aquela que pode ser a maior zona de comércio livre do mundo.

O anúncio feito por Barack Obama respondeu aos pedidos crescentes da União Europeia para criar um grande pacto comercial para estimular o crescimento em ambos os lados do Atlântico. O início das conversas bilaterais foi confirmado um dia depois, em Bruxelas, pelo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. 

O comércio bilateral transatlântico atingiu os 646 mil milhões de dólares (480 mil milhões de euros) no ano passado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário