one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vaticano foto externa

Imagem:

Compartilhar:

Cardeal decano pede que todos cooperem para a unidade da Igreja

Criado em 12/03/13 09h31 e atualizado em 12/03/13 10h15
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Enviada Especial da EBC

Vaticano foto externa
(Enrique Zepeda Venegas / Creative Commons)

Vaticano – Com a Basílica de São Pedro lotada, o cardeal emérito Angelo Sodano destacou a necessidade de o sucessor do papa emérito Bento XVI atuar em defesa da unidade da Igreja Católica Apostólica Romana. Segundo ele, é importante lembrar que, até mesmo na unidade, é necessário respeitar a diversidade, como ensinou São Paulo. Ele pediu a colaboração de todos em busca da unidade da Igreja.

“São Paulo explica que na unidade da Igreja existe uma diversidade de dons, segundo a multiforme graça de Cristo, mas essa diversidade está em função da edificação de Cristo”, ressaltou dom Sodano. “Todos  nós somos chamados a cooperar com o sucessor de Pedro [o papa eleito], fundamento visível de tal unidade eclesial.”

Leia também:

Conclave começa hoje com rigoroso ritual

Europeus são maioria no conclave

Pelo menos sete cardeais são apontados como os mais cotados para suceder Bento XVI

Portugueses apontam dom Odilo Scherer com um dos favoritos para ser o novo papa

O apelo de dom Sodano ocorre no momento em que a Igreja sofre com as denúncias de casos de pedofilia, abuso sexual e desvios de recursos no Banco do Vaticano. O clima de desconforto aumentou ainda mais com a decisão de Bento XVI de renunciar, abrindo a discussão sobre a necessidade de promover reformas na instituição.

Dom Sodano também destacou que o papa eleito deve trabalhar pela justiça e paz mundiais com amor: “Uma obra em nível mundial”. “Meus irmãos, rezemos a fim de que o Senhor nos conceda um pontífice [papa] que realize com coração generoso tal nobre missão. É o que Lhe pedimos”, ressaltou dom Sodano.

Depois da missa, os 115 cardeais, que têm direito a voto no conclave (que elegerá o papa), almoçam e passam por um período de pausa e de concentração. O início da primeira votação está marcado para as 17h. A fumaça branca, se houver papa, e escura, na ausência de consenso, deve ser vista no final da tarde ou começo da noite.

 

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário