one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tropas norte-americanas no Afeganistão podem deixar país em 2014

Imagem:

Compartilhar:

Governo dos Estados Unidos entrega presídio ao controle afegão

Criado em 26/03/13 06h53 e atualizado em 26/03/13 07h34
Por BBC Brasil

Tropas dos Estados Unidos
Tropas norte-americanas no Afeganistão. (US Army/Wikimedia Commons)

Brasília – As autoridades norte-americanas entregaram o controle da prisão de Bagran ao governo do Afeganistão. O presídio era o único no país ainda sob o comando dos Estados Unidos, causando tensão entre as autoridades afegãs e norte-americanas. A cerimônia de transferência ocorreu ontem (25) durante a visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ao Afeganistão, para conversas com o presidente Hamid Karzai.

Bagram foi alvo de polêmica por ter sido palco de acusações de abusos de direitos humanos cometidos contra prisioneiros. O local recebeu o apelido de Guantánamo do Afeganistão – em referência à penitenciária de Guantánamo, localizada em território cubano, onde estão detentos norte-americanos acusados de terrorismo.

A transição de comando às forças afegãs foi adiada várias vezes, por falta de acordo em relação ao futuro dos prisioneiros considerados perigosos. Na última negociação foi definido que o Afeganistão não vai liberar detentos classificados como perigosos sem uma revisão de seus casos. Cerca de 50 prisioneiros continuarão sob custódia norte-americana.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário