one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Papa Bento XVI celebra missa em palco armado em frente à basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP)

Imagem:

Compartilhar:

Papa emérito não participará de cerimônias de seu sucessor

Criado em 13/03/13 10h45 e atualizado em 13/03/13 10h56
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Papa Bento XVI em visita ao Brasil
Papa emérito não participará de cerimônias de seu sucessor (Valter Campanato/ABr)

Vaticano – O papa emérito Bento XVI, 85 anos, não pretende participar das cerimônias que marcam o início do pontificado do seu sucessor. Sem mencionar detalhes, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse hoje (13) que as informações que tem são que Bento XVI “não participará das solenidades”.

Pela liturgia, a primeira missa do papa eleito deve ser formal e simples. O novo papa deve se vestir de branco, sem os paramentos e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, usado no dedo anular direito. A missa é considerada um momento marcante, pois nela o papa indica como será seu pontificado.

Leia também:

Fumaça preta: Vaticano segue sem eleger novo papa

Confira imagens do primeiro dia do conclave

Conclave no Vaticano: saiba quem são os favoritos para ser o novo papa

Em sua primeira missa como papa, Bento XVI disse que seu esforço no pontificado seria em favor da unidade da Igreja Católica Apostólica Romana e da promoção dos contatos e entendimentos com os representantes das diferentes comunidades eclesiásticas.

A cerimônia chamada de coroação deve ocorrer nos dias que se seguem à eleição do papa. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. A cerimônia costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.

Com a eleição do sucessor, Bento XVI espera conseguir colocar em prática sua pretensão ao renunciar em 28 de fevereiro: viver em oração. Até o final de abril, ele deverá morar em Castel Gandolfo, residência de verão dos papas, depois passará a viver em um mosteiro nos arredores do Vaticano. O local que servirá de moradia para Bento XVI está em reformas.
  

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário