one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira Colombiana.

Imagem:

Compartilhar:

Central Unitária de Trabalhadores da Colômbia diz que recebe ameaças de grupo paramilitar

Criado em 04/04/13 22h23 e atualizado em 04/04/13 22h32
Por Leandra Felipe Edição:Fábio Massalli Fonte:EBC

Bandeira da Colômbia
O "aviso" distribuído pelos paramilitares ameaça 92 organizações sindicais, líderes políticos e sociais da Colômbia

Bogotá - A Central Unitária de Trabalhadores (CUT) da Colômbia denunciou hoje (4), que vem recebendo ameaças do grupo paramilitar Los Rastrojos, um dos maiores do país. Em um comunicado a CUT informou que vários sindicatos locais foram ameaçados em um panfleto que circula por várias regiões no país.

O "aviso" distribuído pelos paramilitares ameaça 92 organizações sindicais, líderes políticos e sociais.  O comunicado enumera a ameaça por escrito como a de número 992, direcionada a "organizações sindicais e defensoras de direitos humanos e parlamentares de partidos de oposição".

Segundo a CUT, a maioria das organizações ameaçadas atuam em planos de proteção e apoio às vitimas do conflito armado, especialmente orientando-as quanto aos procedimentos para a reparação de danos e sobre seus direitos.

O comunicado também critica o tratamento dado pelo governo colombiano às ameaças recebidas. "O mais preocupante é o silêncio guardado pelas autoridades, já que nenhuma ação ou medida de proteção aos dirigentes sindicais foi tomada", diz o texto publicado no site da CUT.

Por último a organização foi enfática: "Exigimos do Estado colombiano e do presidente da república a proteção e garantia à vida e à integridade física das pessoas ameaçadas no panfleto". Los Rastrojos são considerados um dos maiores grupos paramilitares em atividade na Colômbia e controlam a produção e o tráfico de drogas em várias regiões colombianas.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário