one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Após 33 anos de reinado, a rainha Beatrix abdicou oficialmente esta manhã em favor de seu filho mais velho, Willem-Alexander

Imagem:

Compartilhar:

Primeiro homem em 123 anos assume reinado na Holanda

Criado em 30/04/13 10h55 e atualizado em 30/04/13 11h03
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Brasília –  A cerimônia de entronização (subir ao trono) do novo rei da Holanda, Willem-Alexander, ocorreu na manhã de hoje (30) na Igreja de Nieuwe Kerk (Igreja Nova, em tradução livre). Willem-Alexander é casado com a argentina Máxima, que será a rainha consorte, e tem três filhas. A cerimônia é o começo oficial do novo reinado. Willem-Alexander assume após sua mãe, a rainha Beatrix, 75 anos, abdicar do poder depois de 33 anos de reinado.

Willem-Alexander, 46 anos, será rei dos Países Baixos – que reúnem também Aruba, Curaçao e Saint Maarten, antigas colônias da Holanda. A filha mais velha do novo rei, Catalina-Amalia, 9 anos, passará a ser a primeira na linha de sucessão do trono holandês. Willem-Alexander é o primeiro homem a ocupar o trono holandês, desde 1890.

Cerca de 25 mil pessoas, de acordo com os organizadores do evento, acompanharam a cerimônia. Representantes de várias monarquias, como os príncipes Charles (de Gales) e Felipe (da Espanha) compareceram à solenidade.

Willem-Alexander é também o primeiro jovem de uma nova geração de monarcas europeus, cuja média de idades é atualmente de 71 anos. De acordo com analistas políticos holandeses, o novo rei adotará  um estilo menos formal do que o da mãe. A avaliação se baseia no modo de vida do rei, que se casou com uma estrangeira plebeia, e nas suas declarações.

Em entrevista à emissora pública de televisão da Holanda, há duas semanas, Willem-Alexander disse que pretende ser "um monarca do século 21", conciliando tradição e modernidade e, sobretudo, não ser um "fetichista do protocolo".

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa                   //           Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário