one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nicolás Maduro

Imagem:

Compartilhar:

Maduro é empossado presidente da Venezuela

Criado em 19/04/13 18h49 e atualizado em 19/04/13 19h20
Por Leandra Felipe Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil/EBC

Campanha presidencial eleições venezuela - 3
Maduro pediu paz e tolerância diante dos recentes conflitos ocorridos no país por causa do resultado da eleição, em que venceu por pequena margem de votos (Rafael Barroso/CC)

Nicolás Maduro tomou posse como presidente da Venezuela, para o período de 2013-2019, na tarde de hoje (19) na Assembleia Nacional do país. Ele recebeu a faixa presidencial e o colar que era usado por Hugo Chávez das mãos do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, e de Maria Gabriela Chávez, filha do presidente morto.

"Nicolás Maduro, hoje 19 de abril, na presença e memória de nosso libertador Simón Bolívar e do comandante Hugo Chávez e na presença de presidentes e chefes de Estado e de Governo, e do povo, jura cumprir esta Constituição e as leis da República em função de dar a maior soma de felicidade possível ao povo e de seguir construindo o socialismo e seguir o legado de Hugo Chávez?", pergunto Cabello para Maduro na cerimônia de juramento.

LEIA TAMBÉM:
-
Dilma reitera apoio da Unasul às eleições na Venezuela
- Cerimônia de posse de Maduro vai contar com representantes de 47 países
- Conselho anuncia auditoria de urnas das eleições na Venezuela
- Dilma e mais seis presidentes de países da Unasul discutirão situação da Venezuela

"Juro diante da Constituição aprovada pelo povo em 1999, por Deus, por Cristo e pelo povo, pela memória eterna do Comandante Supremo que cumprirei e farei cumprir esta Constituição em tudo o que é inerente ao cargo para construir uma pátria de felicidade independente e socialista para todos e todas", declarou Maduro.

Um incidente interrompeu a cerimônia, quando um jovem invadiu a plataforma, onde estava o presidente empossado, e chegou a tocar em Maduro, gritando: "Nicolás, me chamo Yonder, me ajuda por favor!". A transmissão foi suspensa e o rapaz retirado do local. "Tivemos uma falha de segurança, eu podia ter levado um tiro, vamos ver o que esse rapaz precisa", disse Maduro.

O presidente iniciou o discurso como presidente empossado, agradecendo as delegações de 61 países presentes no evento (antes a Telesur, canal de TV estatal, havia  informado 47 delegações). Maduro pediu paz e tolerância diante dos recentes conflitos ocorridos no país por causa do resultado da eleição, em que venceu por pequena margem de votos. "Reconhecemos e respeitamos os milhões de eleitores votantes da oposição, nós os amamos, mas pedimos que não assumam tanta intolerância e ódio", disse.

Após a cerimonia de posse, Nicolás Maduro participará do tradicional desfile militar de 19 de abril, que comemora o início do processo de independência do país, ocorrido em 1810.

Na próxima semana, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciará quando será iniciada a auditoria nas urnas eletrônicas que ainda não foram verificadas. Segundo o conselho faltam 46% do total das urnas. Maduro foi eleito com uma pequena vantagem sobre o opositor Henrique Capriles e a oposição não aceitou reconhecer o resultado sem a verificação dos votos.

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário