one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lançada no Rio programação Ano Brasil Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Ano do Brasil em Portugal acaba em junho, mas espaço cultural pode permanecer

Criado em 05/05/13 17h32 e atualizado em 05/05/13 17h41
Por Gilberto Costa Edição:Graça Adjuto Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lisboa – Termina no dia 10 de junho o Ano do Brasil em Portugal, como foi chamada a promoção de diversos eventos culturais (música, teatro, dança, circo, fotografia e artes plásticas) realizados desde setembro de 2012 em Lisboa e outras cidades lusitanas. O governo brasileiro, porém, estuda a continuidade de funcionamento do Espaço Brasil, o principal local das atividades, instalado na LX Factory, em Alcântara, antigo bairro fabril e de grandes armazéns. No local ocorre a apresentação de shows de músicos brasileiros, há um cineclube, uma galeria, além de bar e loja com produtos nacionais.

A permanência do Espaço Brasil é admitida desde a sua inauguração, o problema é a questão do patrocínio e de um arranjo administrativo que permita o funcionamento, explicou à Agência Brasil o comissário do Ano do Brasil em Portugal e presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi.

“A ideia é que não feche, temos proposta mas não há nada amarrado”, disse Grassi que discute o problema com o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, e admite procurar outros parceiros dentro e fora do governo para garantir a empreitada. O custo de manutenção do espaço varia conforme a utilização – desde janeiro, os valores variaram entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, segundo Grassi.

De acordo com o presidente da Funarte, uma das ideias em discussão é aproveitar o espaço para promover as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A vinculação com o evento esportivo pode favorecer parcerias com o Comitê Organizador Local, com o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), com estados e cidades que receberão os jogos e turistas, além da iniciativa privada com interesse comercial nos dois países.

Portugal é um dos principais emissores de turistas para o Brasil. Conforme o Anuário Estatístico do Turismo, no biênio 2011-2012 mais de 350 mil turistas portugueses estiveram no país. O número corresponde a mais de 10% das emissões de turistas da Europa e está acima do índice de países mais ricos e populosos como a Inglaterra e de vizinhos brasileiros como a Colômbia.

Além dos portugueses, o Espaço Brasil recebe muitos brasileiros que residem em Portugal e que formam a maior colônia de estrangeiros no país. Segundo Antonio Grassi, a média de público por espetáculo varia entre 150 e 200 pessoas, mas tende a crescer na reta final da promoção cultural por causa da apresentação de mais e de novos espetáculos.

A cantora Maria Bethânia vai encerrar a programação. Além do recital de Bethânia na cidade do Porto e em Lisboa, até junho 11 cidades receberão uma exposição itinerante inédita da pintora e escultora Lygia Clark (morta em 1988). Haverá ainda cerca de 40 espetáculos de teatro, dança e circo, 45 shows de música, seis recitais de jovens pianistas e oito apresentações de orquestras, entre elas a Ouro Preto, que durante a turnê  Países e Comunidades de Língua Portuguesa se apresenta em Coimbra, no Porto, Faro e em Lisboa, além de Santiago de Compostela (Galícia, Espanha).

Dados da Funarte mostram que o Ano do Brasil em Portugal atraiu até abril, em Lisboa e em outras cidades lusitanas, um público de 200 mil pessoas nas diversas modalidades do evento.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário