one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira Colombiana.

Imagem:

Compartilhar:

ELN confirma que mantém militar colombiano como refém

Criado em 27/05/13 13h34 e atualizado em 27/05/13 13h45
Por Leandra Felipe Fonte:Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - O Exército da Libertação Nacional (ELN), segunda maior guerrilha colombiana, confirmou hoje (27) que mantém como refém o cabo Carlos Fabían Huertas, 22. Ele havia desaparecido após um ataque do grupo realizado na última terça-feira em Chitagá, Norte de Santander. Além da captura do cabo, 11 militares morreram e  seis ficaram feridos em decorrência de um atentado.

Em um comunicado, o ELN informou que tratou o militar com dignidade e ressalvou que ele é um "prisoneiro de guerra". Além disso, o grupo pediu cessar fogo bilateral.  Apesar das declarações da guerrilha, um dos sobreviventes relatou que guerrilheiros chegaram a checar se os militares haviam morrido  - após o lançamento de bombas sobre o carro que os conduzia. Segundo ele, os integrantes do grupo executaram com tiros os que encontravam com vida.

O ministro da Defesa do país, Juan Carlos Pinzón, reagiu. Advertiu que o ataque viola o Direito Internacional Humanitário (que rege situações de guerra). "É inaceitável e eu não posso deixar passar o fato de que estes bandidos atiraram de graça contra os soldados que estavam rendidos e feridos", pontuou, em declarações à imprensa local colombiana.

A liberação de todos os sequestrados e o abandono da prática do sequestro é uma exigência do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, para que um eventual diálogo possa ser iniciado com o ELN, da forma como o governo do país já negocia com  as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
 
Não se sabe o número de sequestrados em poder do ELN, mas entre eles está o canadense Jernoc Wobertes, sequestrado no último mês de janeiro.

Edição:  José Romildo

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário