one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mesa de negociação entre Farc e governo da Colômbia, instalada em Havana no dia 19 de novembro

Imagem:

Compartilhar:

Farc anunciam acordo com o governo colombiano sobre tema agrário

Criado em 26/05/13 11h43 e atualizado em 26/05/13 12h10
Por Leandra Felipe* Edição:Aécio Amado Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Mesa de negociação entre Farc e governo da Colômbia
Mesa de negociação entre Farc e governo da Colômbia, instalada em Havana no dia 19 de novembro (Télam)

Bogotá - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram hoje (26) que fecharam um acordo sobre o tema agrário, o primeiro item da pauta de negociação com o governo do país. A informação foi divulgada pela Prensa Latina, agência pública de Cuba. Mais detalhes serão divulgados em um anúncio coletivo dos negociadores, previsto para o meio-dia no horário cubano (13h em Brasília).

O guerrilheiro, Ricardo Téllez, integrante da delegação das Farc em Havana, declarou que os negociadores chegaram a “acordos muito importantes”. A equipe de delegados do governo não se pronunciou publicamente sobre as declarações, mas a assessoria de imprensa da delegação de paz confirmou que é esperado que um anúncio seja feito.

Esta é a nona rodada de negociações entre o governo e as Farc, desde que o processo de paz foi iniciado, em novembro do ano passado. A sociedade colombiana espera que o diálogo consiga colocar fim ao conflito armado de quase 50 anos. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, é otimista quanto ao desfecho do processo. Segundo ele, até o final do ano, os negociadores poderão ter analisado e discutidos os cinco pontos da agenda definida para negociação.

Desde de sexta-feira (24), os negociadores intensificaram as reuniões. Normalmente eles se reuniam durante a manhã e trabalhavam em separado no período da tarde. Nos últimos dois dias estiveram reunidos o dia todos. Além do tema agrário, a mesa de negociação deve analisar a participação política dos guerrilheiros, após o processo de paz; desarmamento e entrega de armas da guerrilha; uma solução para o problema das drogas e garantias de reparação às vítimas do conflito.

*Com informações da Prensa Latina (Agência pública de notícias de Cuba)

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário