one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país

Imagem:

Compartilhar:

Assange: “Snowden está a caminho do Equador por uma rota segura”

Criado em 24/06/13 16h36 e atualizado em 24/06/13 16h40
Por Portal EBC*

Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país
Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país (Wikimedia Commons)

Brasília - O fundador do Wikileaks, Julian Assange, assegurou nesta segunda-feira (24) que o ex-técnico da CIA, Edward Snowden, se encontra “são e salvo” a caminho do Equador por meio de uma rota “segura”.

As declarações foram feitas por telefone da embaixada do Equador em Londres, onde Assange está refugiado há mais de um ano. O fundador do Wikileaks não revelou onde o paradeiro de Snowden. “Sabemos onde está Snowden. Está em um lugar seguro, mas não podemos revelar em que país está agora”, afirmou.

A última informação de conhecimento público sobre o trajeto de Snowden é que ele aterrizou neste domingo (23) em Moscou, vindo de um vôo que partiu de Hong Kong.

Na manhã desta segunda-feira, o chanceler equatoriano Ricardo Patiño disse que o Equador analisa seriamente a solicitação de asilo político a Snowden, que solicitou esta proteção ante um iminente risco de perseguição por parte do governo dos Estados Unidos (EUA).

No comunicado de Snowden lido por Patiño, o ex funcionário da CIA considera pouco provável que haja um julgamento justa se regressar aos EUA e teme que seja condenado à morte por revelar segredos. “Creio que pelas circunstâncias atuais é pouco provável que obtenha um julgamento justo ou um tratamento digno antes de apresentar-me ao tribunal, e corro o perigo de ser condenado à cadeia perpétua e a morte”, afirmou na carta.

Edward Snowden, um engenheiro informático de 29 anos que trabalhou para a CIA e a Agência de Segurança Nacional (NSA), assumiu ser fonte de informação dos diários The Guardian e The Washington Post, que revelaram a existência de dois programas secretos com os que o governo dos Estados Unidos vigia diariamente milhões de conversações telefônicas e comunicações online.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário