one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em visita ao Rio de Janeiro David Cameron visita a ong Luta pela Paz, na Comunidade da Maré.

Imagem:

Compartilhar:

David Cameron evita comentar denúncias, mas defende serviço de inteligência

Criado em 10/06/13 18h23 e atualizado em 10/06/13 18h43
Por Alex Rodrigues Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disse hoje (10) que o serviço de inteligência de seu país, o Gchq (do inglês, Government Communications Headquarters) só age “dentro das leis”.  Ao ser perguntado sobre as acusações de que o serviço de inteligência britânico violou a privacidade de cidadãos, acessando o programa norte-americano Prism, supostamente capaz de monitorar e armazenar os telefonemas e e-mails de um enorme número de pessoas, Cameron evitou dar maiores detalhes sobre o assunto, delegando a responsabilidade ao chefe da diplomacia britânica, William Hague. Cameron, contudo, assegurou que os agentes do Gchq atuam sob “forte supervisão ministerial e fiscalização parlamentar”, conforme relatou o site do governo britânico.

Leia também:

- Caso Assange reúne chanceleres do Equador e Reino Unido

- Denúncias sobre monitoramento de comunicações no EUA reabre debate sobre privacidade

"Não posso comentar assuntos da inteligência", disse Cameron, repetindo argumento semelhante ao do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao se manifestar sobre o mesmo tema na sexta-feira (7). "Vivemos em um mundo perigoso de terror e terrorismo. Eu acho certo termos serviços de inteligência bem estruturados e bem organizados para garantir nossa segurança", acrescentou Cameron.

As denúncias sobre a existência do programa norte-americano de espionagem Prism (do inglês Métodos Sustentáveis de Integração de Projetos) vieram à público na última sexta-feira, por meio de matérias dos jornais The Guardian (britânico) e The Washington Post (norte-americano). Segundo as duas publicações, o programa permite que servidores da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (do inglês, NSA) acessem os servidores de uma série de empresas de telefonia e internet, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Yahoo, Skype e Apple. As denúncias reabriram um acalorado debate sobre a privacidade na internet versus segurança nacional, que tende a se expandir para além dos Estados Unidos e dos países que compõe o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte).

Todas as empresas citadas pelos dois jornais negam ter conhecimento sobre o programa de monitoramento e garantem que não oferecem acesso amplo a seus dados, fornecendo informações pessoais dos usuários apenas quando solicitadas por meio de intimações judiciais. O Google, por exemplo, divulgou em seu blog nota assinada pelo co-fundador e atual presidente da empresa, Larry Page, garantindo só ter ouvido falado sobre a o Prism um dia antes da publicação das denúncias. “Os relatos da imprensa que sugerem que o Google está fornecendo acesso aos dados dos usuários são falsos”.

No mesmo dia em que The Guardian e The Washigton Post publicaram suas matérias, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama se apressou em garantir que “ninguém ouve” as chamadas telefônicas. Obama, porém, admitiu que o Congresso autorizou os serviços de segurança a monitorarem os telefonemas e e-mails de milhares de cidadãos, a pretexto de combater o terrorismo e garantir a segurança nacional. Para o presidente norte-americano, com os Estados Unidos sob constante ameaça de ataques terroristas, é indispensável ao país firmar um “compromisso” entre segurança e vida privada.

Edição: Beto Coura

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário