one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Casa de Nariño

Imagem:

Compartilhar:

Argentina e Colômbia assinam acordo de extradição e combate ao tráfico de pessoas

Criado em 18/07/13 21h02 e atualizado em 18/07/13 21h36
Por Leandra Felipe Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Casa de Nariño
Casa de Nariño (Miguel Olaya/Creative Commons)

Bogotá – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos e a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, assinaram hoje (18) acordos na área de segurança, migração, intercâmbio comercial e desenvolvimento produtivo. Os mais significativos para os dois presidentes foram o tratado de extradição e o de combate ao tráfico de pessoas. Kirchner visitou a Colômbia e participou de uma reunião bilateral com o colega colombiano na Casa de Nariño, palácio presidencial em Bogotá.

“Conseguimos um acordo de extradição importante, que será útil para a luta contra o tráfico de pessoas e o narcotráfico. Como não tínhamos este acordo assinado, enfrentávamos inconvenientes jurídicos e legais para tratar desses temas”, declarou Kirchner, ao encerrar o encontro.

Ela também adiantou que os dois países vão criar um sistema de dados que permitirá conhecer informações sobre as pessoas que visitam os dois países. Segundo a presidenta argentina, a plataforma online deve começar a funcionar em 30 dias. “Estamos aqui para concretizar estes instrumentos e ter de maneira simultânea, concreta e precisa, informações para tornar mais eficiente nossa luta contra o narcotráfico”, disse.

Também foram assinados acordos de cooperação na gestão de riscos naturais e igualdade de gênero. O presidente colombiano agradeceu a visita de Cristina e ressaltou que o encontro é o primeiro em 12 anos. Santos disse que o tratado de extradição vai colaborar cada vez mais na luta contra o crime organizado. “Eu agradeço de maneira muito sincera à presidenta Cristina, porque ela, pessoalmente, atendeu ao pedido que fiz há alguns meses e agiu diretamente para que pudéssemos capturar alguns traficantes”, declarou Santos.

Ele também destacou o apoio da presidenta como "mediadora" entre a Colômbia e a Venezuela nos últimos meses, depois que uma visita do governador do estado venezuelano, Henrique Capriles, provocou fortes reações do governo venezuelano. Santos e o presidente Nicolás Maduro vão se reunir na próxima. É a primeira reunião desde a posse de Maduro, em abril.

O presidente colombiano disse ainda que espera que o espírito de Nestor Kirchner esteja presente no encontro para ajudar a "aclarar as más interpretações" que ocorreram nos últimos meses após a visita de Capriles e denúncias de planos de paramilitares colombianos contra o governo Maduro.

"Porque Néstor Kirchner foi testemunha quando eu e Hugo Chávez restabelecemos nossas relações, relações que daquele dia em diante, até o dia de sua morte, foram conduzidas com grande prudência e grande efetividade", declarou Santos. Néstor Kirchner foi mediador da retomada de relações entre a Colômbia e a Venezuela, em 2010.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário