one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Patriota leva a mensagem da presidenta Dilma Rousseff em favor do diálogo e da cooperação na busca pela paz

Imagem:

Compartilhar:

Brasil ratifica adesão à Academia Internacional contra a Corrupção

Criado em 01/07/13 08h57 e atualizado em 01/07/13 09h24
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ratificou hoje (1º) a adesão do Brasil à Academia Internacional contra a Corrupção (cuja sigla em inglês é Iaca). O documento com a formalizando do ato foi entregue à entidade, em Viena, na Áustria. O chanceler ressaltou ainda que o Brasil se candidata para ser a sede regional da academia para incentivar a participação dos latino-americanos.

No texto, ao qual a Agência Brasil teve acesso, o governo do Brasil destaca que a “prevenção e o combate à corrupção são prioridades” na agenda pública brasileira. “Queremos reiterar o interesse e a disposição do governo do Brasil para sediar a academia regional, o que poderia beneficiar países de língua latino-americana e português”, diz o documento.

O texto diz ainda que o Brasil tem se empenhado no combate e prevenção à corrupção ao desenvolver mecanismos, como a promoção da ética, integridade e transparência, fortalecendo a relação entre o governo e o setor privado, além do incentivo à pesquisa, ao planejamento e à consolidação e métodos e instrumentos de combate à prática.

A Iaca é financiada por meio de contribuições voluntárias. Em 2010, o Brasil indicou a intenção de aderir à agência. A academia é a única instituição mundial dedicada exclusivamente a estudar métodos de combate à corrupção, fornecendo treinamentos e orientações aos países interessados.

Antes de se tornar independente, a academia era vinculada ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) e ao Organismo Europeu de Luta contra Fraude (Olaf). Atualmente o órgão é formado por 63 países e três organizações internacionais.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário