one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protestos contra o presidente Mursi no Egito

Imagem:

Compartilhar:

Egito: presidente se reúne com chefes militares, após ultimato das Forças Armadas

Criado em 01/07/13 19h44 e atualizado em 01/07/13 20h31
Por Agência Lusa

Protestos contra o presidente Mursi no Egito - 2
Protestos contra o presidente Mursi no Egito (lodgaard/Creative Commons)

(Lusa) - O Presidente do Egito, Mohammed Morsi, encontrou-se nesta segunda-feira (01) com o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, depois de o Governo ter recebido um ultimato dos militares para atender aos pedidos da população.

A informação foi veiculada no Facebook da presidência egípcia, segundo o site sul-africano News24, que aponta uma fotografia na rede social que junta Morsi, o chefe das Forças Armadas, Abdel Fattah al-Sisi, e o primeiro-ministro, Hisham Kandil.

Na tarde desta segunda-feira, foi lido um comunicado dos militares que dão um prazo ao Governo para atender às reivindicações da população nas ruas. Logo após esse anúncio, cinco ministros, um conselheiro presidencial e um governador anunciaram a sua demissão.

“Se as reivindicações do povo não forem satisfeitas durante este período, [as forças armadas] irão anunciar um roteiro de ação e medidas para supervisionar a sua aplicação”, afirmaram os militares na mesma declaração.

O Egito está profundamente dividido entre os adversários de Morsi, que denunciam uma deriva autoritária do poder, destinada a instaurar um regime dominado pelos islamitas, e os apoiantes que querem ver reforçada a legitimidade conquistada nas urnas, na primeira eleição democrática realizada no país.

Entretanto, a ONU já recomendou aos egípcios “o diálogo e a não-violência”, considerando que os protestos atuais terão um “impacto importante” na evolução de outros países da região. “O mundo observa o Egito e o que o ele vai fazer do seu processo de transição terá um impacto importante dos outros países da região”, afirmou o porta-voz adjunto do secretário-geral da ONU, Eduardo del Buey. “A estabilidade e a segurança do Egito são essenciais para a estabilidade e a segurança regionais”, acrescentou.

Tags:  Egito
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário