one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Engenheiro

Imagem:

Compartilhar:

Em 2015, São Paulo vai sediar “olimpíada do conhecimento” da educação profissional

Criado em 05/07/13 17h36 e atualizado em 05/07/13 18h00
Por Gilberto Costa Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Leipzig (Alemanha) – Em 2015, um ano após a Copa do Mundo de 2014 e antes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Brasil será palco do principal torneio de educação profissional que ocorre no mundo: a WorldSkills Competition. A sede da 43ª edição do evento, considerado “olimpíada do conhecimento” da educação profissional, será a cidade de São Paulo

Durante os dias 11 e 16 de agosto de 2015, milhares de pessoas deverão passar pelo Pavilhão do Anhembi para ver competidores de mais de 70 países. O torneio que ocorre neste momento na cidade de Leipzig (Leste da Alemanha) mobiliza 1.008 competidores de 53 países e atrai a visita de cerca de 200 mil pessoas à cidade.

Para edição brasileira, é esperada a presença de 1,2 mil concorrentes. Além dos países participantes tradicionais, haverá mais representantes latino-americanos e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) será responsável pela promoção do evento.

Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai, avalia que o evento ajudará a promover a educação profissional no Brasil. Menos de 7% dos brasileiros jovens (18 a 25 anos) optam por ter uma formação profissionalizante. A média dos 34 países que formam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) chega a 35%. Na Coreia do Sul e na França, a proporção é 41%; na Alemanha, 52%; e no Japão, 55%.

A realização da WorldSkills Competition no Brasil terá de mobilizar R$ 150 milhões de patrocínio de empresas privadas. Lucchesi não descarta o apoio oficial. “Se o governo vier, será bem-vindo”.

Em São Paulo, o Senai pretende que os brasileiros disputem provas nas 46 modalidades de ocupações. No torneio, em Leipzig, os brasileiros concorrem em 37 modalidades.

Desde 1983, o Brasil já participou de 15 edições, e acumula 132 premiações. Desde 2007, o país disputa as melhores posições. Na última edição da WorldSkills Competition, em Londres (2011), o Brasil ficou em 2º lugar (atrás da Coreia do Sul).

* O repórter viajou a convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário