one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Anibal Cavaco Silva Portugal presidente

Imagem:

Compartilhar:

Presidente português propõe antecipação das eleições legislativas para 2014

Criado em 10/07/13 18h07 e atualizado em 10/07/13 18h23
Por Gilberto Costa Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil/EBC

Anibal Cavaco Silva Portugal presidente
A antecipação das eleições é condicionada a um acordo político entre os três principais partidos portugueses, que assinaram o memorando com os credores internacionais: Partido Social Democrata (PSD); (Presidência Perú / Creative Commons)

Lisboa – Em pronunciamento transmitido ao vivo pela TV, o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, propôs hoje (10) antecipação das eleições legislativas para meados do próximo ano, após a conclusão do programa de ajustamento econômico e ajuda externa do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia, a chamada Troika. As eleições estão previstas para o segundo semestre de 2015.

A antecipação das eleições é condicionada a um acordo político entre os três principais partidos portugueses, que assinaram o memorando com os credores internacionais: Partido Social Democrata (PSD); Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP), ambos no governo, e o Partido Socialista (PS), de oposição.

A antecipação das eleições é pedida pelo PS e outros partidos de esquerda, por movimentos sociais como Que se Lixe a Troika e pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), que querem aproveitar as eleições autárquicas (regionais) de setembro.

No pronunciamento, Cavaco Silva ressaltou, no entanto, os riscos políticos e os efeitos econômicos do país ter eleições antecipadas para este ano. A fala do presidente ocorre no esteio de uma crise política e da ameaça de rompimento da aliança governamental, causadas pelo pedido de demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

A decisão do presidente ignora acordo fechado posteriormente entre o PSD e CDS para manutenção do governo com a ascensão de Portas ao cargo de vice-primeiro-ministro.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário