one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Peritos internacionais começam investigações sobre uso de armas químicas contra civis na Síria

Criado em 26/08/13 07h50 e atualizado em 26/08/13 08h45
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Conflitos na Síria
Os especialistas estão no país há mais de uma semana. No último dia 21, 750 pessoas morreram na periferia de Damasco, capital síria, supostamente por uso de armas químicas (Télam)

Brasília - A missão de peritos estrangeiros da Organização das Nações Unidas (ONU) começa hoje (26) as investigações sobre o uso de armas químicas na Síria, após um longo período de negociações. Os especialistas estão no país há mais de uma semana. No último dia 21, 750 pessoas morreram na periferia de Damasco, capital síria, supostamente por uso de armas químicas.

O porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, disse que a prioridade da missão é esclarecer o que houve no último dia 21. Imagens, divulgadas por organizações não governamentais, mostram vários corpos sem sinais aparentes de armas. Havia crianças e adolescentes entre os mortos.

Leia mais:

Comunidade internacional analisa hipótese de intervenção armada na Síria

No sábado (24), a organização Médicos Sem Fronteiras confirmou a morte de 355 pessoas com sintomas neurotóxicos em três hospitais sírios. Grupos da oposição dizem que o ataque nos arredores da capital síria foi provocado pelas forças de segurança do presidente Bashar Al Assad.
O governo nega.

As investigações ocorrem no momento em que há uma discussão, na comunidade internacional, sobre uma eventual intervenção militar na Síria. A Rússia, principal aliada da Síria, condenou a possibilidade, classificando-a de erro trágico. O governo do Brasil recomenda cautela e lembra que as decisões devem ser tomadas no âmbito multilateral, no caso do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário