one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente Juan Manuel Santos determinou uma ação conjunta das Forças Armadas, da Polícia Nacional e da Procuradoria-Geral do Estado

Imagem:

Compartilhar:

Presidente da Colômbia diz que está pronto para negociar a paz com o Exército da Libertação Nacional

Criado em 28/08/13 22h51 e atualizado em 28/08/13 23h18
Por Leandra Felipe Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou hoje (28) que está tudo “pronto” para iniciar um processo de paz com o Exército da Libertação Nacional (ELN). O anúncio foi feito um dia depois da liberação do canadense Jerdoc Wobert, que esteve em poder do ELN por sete meses. A liberação dos reféns em poder do grupo era uma condição imposta por Santos para começar a negociar com a guerrilha.

 “O governo está pronto para dar um passo e tomara que possamos organizar o processo para iniciar um diálogo com o ELN”, disse Santos, em um pronunciamento na noite de hoje.

O ELN é a segunda maior guerrilha em atividade na Colômbia e quase tão antiga quanto as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Calcula-se que, atualmente, o grupo tenha cerca de 3 mil guerrilheiros, ainda bastante atuantes nos departamentos de Arauca, Norte de Santander e Santander. O grupo foi criado em janeiro de 1965, poucos meses depois do surgimento das Farc, que surgiu em maio de 1964.

Desde que foi iniciado o processo de paz entre as Farc e o governo, cogita-se também que o ELN e o governo estariam se aproximando para tentar iniciar um processo pelo fim do conflito. O presidente Santos chegou a dizer, há alguns meses, que, “cedo ou tarde, começaria uma negociação com o ELN”.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário