one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Durante a primeira noite de protestos, 32 policiais e um político ficaram feridos

Imagem:

Compartilhar:

Sobe para 56 número de policiais feridos em confrontos na Irlanda do Norte

Criado em 10/08/13 11h31 e atualizado em 10/08/13 11h46
Por Karine Melo Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

Brasília - O número de policiais feridos nos confrontos na noite dessa sexta-feira (9) em Belfast, capital da Irlanda do Norte, subiu para 56. Cinco foram levados ao hospital e um deles permanece internado, sem ferimentos graves. A informação foi divulgada neste sábado (10) pelo Serviço de Polícia da Irlanda do Norte (PSNI).

A violência explodiu depois de centenas de protestantes bloquearem uma marcha de católicos nacionalistas, que se manifestavam contra a lei que permite a prisão sem um processo legal, norma que vigora na província norte-irlandesa desde 1971. A polícia interveio e foi atacada com tijolos, pedaços de metais, paus e pedras. Para dispersar os manifestantes, os agentes de segurança utilizaram canhões de água e armas antimotim. Duas pessoas ficaram feridas e vários carros foram queimados.

O chefe do PSNI, Matt Baggot, assegurou hoje (10) que o nível de violência presenciado nas ruas foi um exemplo de “anarquia inconsciente e puro vandalismo”. Ainda segundo ele, as prisões ficarão cheias quando os responsáveis forem identificados.

A ministra britânica para a Irlanda do Norte, Theresa Villiers, considerou “vergonhosa” a atuação dos manifestantes que atacaram as forças de segurança e disse que a província deu “um passo atrás”, depois da boa imagem dada com a organização da cimeira do G8, em junho.

Na quinta-feira (8), oito policiais já haviam ficado feridos e oito pessoas foram presas durante as manifestações contra essa mesma lei. Em julho, várias noites de violência agitaram as ruas de Belfast, sempre derivadas de tensões religiosas entre protestantes e católicos. Tradicionalmente, as marchas protestantes são organizadas entre abril e agosto na Irlanda do Norte.

A Irlanda do Norte, que é uma província do Reino Unido, vive há mais de 30 anos com a violência sectária entre católicos e protestantes, que já provocou 3.500 mortes. Os acordos de paz assinados em 1998 conduziram a uma divisão de poder entre católicos e protestantes, mas a violência acontece ainda em determinadas ocasiões.

* Com informações da Agência Lusa
 
Edição: Andréa Quintiere

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário