one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma g20

Imagem:

Compartilhar:

Dilma e Obama conversaram sobre espionagem, confirma Planalto

Criado em 05/09/13 19h01 e atualizado em 05/09/13 19h28
Por Paulo Vitor Chagas Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – O Palácio de Planalto confirmou o encontro da presidenta Dilma Rousseff com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a 8ª cúpula do G20, iniciada hoje (5) na Rússia. De acordo com o twitter do Blog do Planalto, a reunião ocorreu logo depois da abertura do evento. A conversa era esperada após denúncias de que os americanos espionaram brasileiros, entre eles a própria presidenta.

Encerrada a cerimônia de boas-vindas do G20, líderes das 19 maiores economias mundiais participaram da primeira reunião de trabalho. Depois, se dirigiram ao Palácio Grand Peterhof, em São Petersburgo, onde o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu um jantar aos chefes de Estado. Segundo a BBC Brasil, Dilma e Obama chegaram atrasados ao local.

Leia também: Web Vigiada: dados dos brasileiros estão expostos a cada conexão

O governo americano confirmou o encontro, mas não deu qualquer detalhe. Antes, Ben Rhodes, vice-assessor de segurança para comunicações estratégicas da Presidência americana, disse que Obama buscaria fazer com "que os brasileiros tenham um melhor entendimento sobre o que fazemos e o que não fazemos”.

No último fim de semana, reportagem da TV Globo revelou documentos mostrando que a Agência Nacional de Segurança monitorou conversas entre Dilma e seus principais assessores.

As revelações de espionagem causaram mal-estar na relação bilateral e colocaram em dúvida a visita que Dilma deve fazer aos Estados Unidos em outubro. Nesta quinta-feira, o Planalto confirmou o cancelamento da ida a Washington, no sábado, de uma equipe que faria os preparativos da viagem.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário