one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espionagem global

Imagem:

Compartilhar:

Alemães discutem espionagem com oficiais norte-americanos

Criado em 30/10/13 11h54 e atualizado em 30/10/13 13h05
Por Agência Brasil * Edição:Talita Cavalcante

Brasília - Representantes do alto escalão do serviço de inteligência e da chancelaria da Alemanha se reúnem hoje (30) com autoridades dos Estados Unidos para esclarecer as denúncias de espionagem de cidadãos alemães, inclusive, a chanceler Angela Merkel, cujo telefone celular teria sido grampeado. O encontro ocorrerá no mesmo dia da reunião entre os norte-americanos e a delegação da União Europeia que está no país também para discutir a questão.

Leia ainda:
Europeus vão hoje à Casa Branca para esclarecimentos sobre espionagem

O assessor em Política Externa da Alemanha, Christoph Heusgen, e o coordenador de Inteligência alemão, Gunter Heiss, se encontram com a conselheira em Segurança dos Estados Unidos, Susan Rice, com o chefe de Inteligência, James Clapper, e com a assessora sobre Contraterrorismo, Lisa Monaco. Eles deverão discutir a escala do programa de espionagem norte-americana em território alemão e, em especial, o monitoramento das comunicações da chanceler Angela Merkel.

O governo alemão já havia expressado insatisfação em relação à possibilidade de interceptação dos telefonemas de Merkel e declarou que, se confirmados, os atos serão uma séria quebra de confiança entre os países.

O diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Keith Alexander, informou que as informações da imprensa internacional sobre espionagem aos aliados europeus são "completamente falsas". O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a negar à própria Angela Merkel que o celular dela tenha sido interceptado.

Os aliados dos Estados Unidos na Europa estão inquietos desde as denúncias de que os norte-americanos teriam monitorado chefes de Estado do continente e milhares de franceses, espanhóis e alemães.

*Com informações da agência de notícias da China, Xinhua

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário