one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente colombiano Juan Manuel Santos

Imagem:

Compartilhar:

Colombia quer aprofundar cooperação com Brasil no desenvolvimento social e agrário

Criado em 07/10/13 21h52 e atualizado em 07/10/13 22h04
Por Leandra Felipe* Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Bogotá - O governo colombiano espera aprofundar a cooperação com o Brasil na área de desenvolvimento social e agrário. A intenção‎ de receber o apoio brasileiro no setor foi mencionada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ao receber  as credenciais da nova embaixadora brasileira no país, Maria Elisa Berenguer. O presidente recebeu as cartas credenciais da embaixadora hoje (7) em solenidade na capital colombiana, na Casa de Nariño (Palácio Presidencial).

"Santos deixou claro que hoje sua prioridade [na relação bilateral com o Brasil] é buscar a contribuição brasileira para a implementação de políticas agrícolas direcionadas ao pequeno produtor rural e ao desenvolvimento social do campo colombiano", disse Maria Elisa Berenguer, à Agência Brasil.

A embaixadora disse que Santos declarou reconhecer o êxito da política agrária social adotada pelo Brasil e seu interesse de que a Colômbia possa aprender com o modelo brasileiro. "O presidente fez grandes elogios à forma com que o Brasil soube tirar proveito da agricultura familiar para integrar o campo ao setor produtivo do país", comentou Maria Elisa. Ela acrescentou que Santos foi enfático ao dizer que a Colômbia quer ampliar a cooperação na área, seguindo a experiência brasileira, que ele mesmo considerou bem sucedida, de reforma agrária e agricultura familiar.

O interesse do governo colombiano no setor seria não apenas para o momento atual, mas também para o pós-conflito, com a possibilidade de que seja firmado um acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Neste sentido, Berenguer acredita que a Colômbia poderá ser beneficiada em uma parceria com o Brasil.

"Aqui há uma dimensão social e econômia na plena reintegração do campo ao tecido social do país. Assim, o Brasil com sua prioridade de desenvolvimento social, está partilhando com a Colômbia desta linguagem comum que poderá repercutir no desenvolvimento agrícola colombiano", disse Maria Elisa.

A questão agrária é uma das raízes do conflito armado colombiano e o primeiro item da pauta de negociação entre o governo do país e as Farc. Já existe um acordo parcial para o tema. O governo colombiano e o brasileiro estudam parcerias para o desenvolvimento agrário colombiano e cooperação brasileira para a implantação de programas de agricultura familiar no país.

A embaixadora apresentou suas credenciais ao presidente Santos no mesmo dia em que os novos embaixadores do Peru,  da África do Sul, da República Dominicana, da França e de Honduras. Antes de servir o Brasil em Bogotá, Maria Elisa foi embaixadora brasileira em Israel.

Edição: Fábio Massalli

Correspondente da Agencia Brasil/EBC*

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário